Uma tartaruga gigante-das-Seicheles (Aldabrachelys gigantea hololissa) entrou para o Guiness Book de 2023 como o animal terrestre mais velho do mundo. Batizado de Jonathan, ele chegou na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul – local onde ainda reside – em 1882, servindo como presente ao futuro governador do território, William Grey-Wilson.

Estima-se que a tartaruga tinha pouco menos de 50 anos na época em que foi encontrada, mas foi apenas em 2022 que o animal recebeu uma data de aniversário oficial: 4 de dezembro de 1832. Isso faz com que Jonathan tenha, no mínimo, 192 anos de idade.

A longevidade, no entanto, vem acompanhada de sequelas físicas. Hoje em dia, o animal é incapaz de enxergar devido à catarata e também perdeu o olfato. A única característica que parece não ter sido afetada pelo tempo é o apetite de Jonathan.

“Ele adora banana, mas ela tende a grudar na boca. Alface, embora não seja muito nutritiva, é uma das suas favoritas. Ele também aprecia repolho, pepino, maçã, outras frutas da estação e cenoura – uma boa fonte de fibra alimentar que ele adora”, detalhou o veterinário do animal, Joe Hollins, ao Guiness.

+ Tartaruga de espécie em extinção dá à luz pela primeira vez aos 100 anos

Para além de uma dieta variada, a rotina do réptil é classificada como “tranquila” e focada em apreciar um bom momento de sol.

“Ele gosta do sol, mas em dias muito quentes prefere a sombra. Em dias amenos, ele toma banho de sol – com o pescoço e as pernas longos esticados para fora da concha para absorver o calor e transferi-lo para o núcleo. Nos dias frios de inverno, ele se enterra em folhas podres ou pedaços de grama e fica lá o dia todo”, explica Hollins.

E o animal ainda possui companhia para o dia a dia – as tartarugas Fred e Emma.“Apesar da idade, Jonathan ainda tem uma boa libido e é visto frequentemente acasalando com Emma e, às vezes, com Fred”, termina o veterinário.