Um avião supersônico promete reduzir o tempo de viagem de Londres até Nova York para apenas 45 minutos. Segundo o projeto, o modelo A-HyM Hypersonic Air Master pretende voar em uma velocidade de 9.000 km/h (5.600 mph), com capacidade de transportar 170 passageiros.

Atualmente, nas condições de voo normais, o trajeto entre as cidades dura cerca de sete horas. Se um tipo de avião supersônico for utilizado, esse tempo diminui para pouco menos de três horas e meia. Mas o modelo A-HyM Hypersonic Air Master especula uma altitude de 30.000 metros, o que é muito acima dos jatos convencionais.

+ Imagem de avião ultrapassando a barreira do som é capturada pela Nasa; confira

+ Avião supersônico XB-1 quebra a barreira do som três vezes em teste final

O veículo é feito com materiais resistentes ao calor, como titânio e fibra de carbono, que suportam temperaturas de até 1.000°C. Além disso, há o Sistema de Mitigação de Estrondo Sônico, que busca reduzir o ruído estrondoso da quebra da barreira do som. O mecanismo faz com que voos supersônicos e até hipersônicos sejam efetuados sem perturbar a população.

De acordo com o projeto, as cabines seriam espaçosas, confortáveis, com janelas panorâmicas e sistemas avançados de entretenimento, todos pensados para lidar com as condições únicas de um voo hipersônico.

Apesar de ser apenas um projeto, a concepção do A-HyM Hypersonic prova como a ciência dos materiais tem evoluído e se aprimorado de forma veloz, de modo a tornar possível viagens globais ultrarrápidas. O designer do modelo, Oscar Viñals, ressalta a importância do esboço:

“Este conceito de aeronave permitiria aos seus usuários não apenas experimentar um voo único em velocidades vertiginosas e em excelentes condições, mas também lhes permitiria ‘dominar’ o tempo, porque uma viagem, por exemplo, de Londres a Los Angeles levaria apenas uma hora e meia, desde o embarque no aeroporto internacional de Heathrow até o desembarque no LAX (Aeroporto Internacional de Los Angeles)”, afirma.