Você sabia que a Europa vai ter o túnel imerso mais longo do mundo? Serão 18 quilômetros entre a Dinamarca e a Alemanha, que vão economizar 160 quilômetros de viagem para trens e carros.

O túnel do Estreito de Fehmarn faz parte de um projeto da União Europeia. Com o objetivo de tornar viagens de trem na Europa mais rápidas. E diminuir a necessidade de viajar de avião.

“É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa”, diz Thomas Danielsen, ministro dos Transportes da Dinamarca.

É um megaprojeto: é o maior canteiro de obras da Europa; a maior draga do mundo; e a maior usina de concreto do mundo.

A construção começou em 2020 do lado dinamarquês. E em 2021 do lado alemão. Alguns trechos do túnel já estão na água, esperando para serem submersos. As seções do túnel construídas em terra serão colocadas a cerca de 12 metros de profundidade. Cilindros hidráulicos vão ajudar a juntar as seções. E vedações de borracha deverão impedir que o túnel seja inundado.

“As paredes foram projetadas para resistir a um acidente de trem ou carro em alta velocidade, portanto, há um sistema de segurança. Sem problemas”, explica Gerhard Cordes, gerente de projeto do túnel.

O túnel deveria ser inaugurado em 2029, mas já houve atrasos nas obras. Apesar de conectar a Europa, o projeto é uma espécie de sonho nacional para a Dinamarca, que vai bancar todos os custos de 7,5 bilhões de euros.