Um peixe-futebol-do-pacífico, animal que vive nas profundezas do oceano, foi encontrado em uma praia do Oregon, estado que fica na costa oeste dos Estados Unidos, por pessoas que passavam pelo local. A informação foi divulgada pelo Seaside Aquarium em uma postagem feita neste domingo, 19, anunciando que o ser é o primeiro da espécie a ser encontrado na região.

+ Profundezas do mar do Brasil guardam novos ambientes e espécies

+ Aquecimento global chega às profundezas do oceano

Por viver em profundidades de 600 a 1000 metros, o peixe-futebol é raramente encontrado por pesquisadores, com apenas 31 aparecimentos em praias sendo registrados. De acordo com o Seaside Aquarium, os espécimes foram vistos na costa de países como Rússia, Nova Zelândia, Chile, Equador, Japão e nos estados americanos do Havaí e da Califórnia.

Assim como outros peixes que vivem nas zonas profundas do oceano, os peixes-futebol possuem uma luz bioluminescente acima de seus olhos que serve para atrair as presas. Como a quantidade de comida nas camadas mais abaixo da superfície não é grande, os animais se adaptaram para comer qualquer coisa que caiba em sua boca.

Pouco se sabe sobre os hábitos da espécie, mas conforme o Seaside Aquarium, a busca por alimentos é feita pelas fêmeas, que possuem um tamanho dez vezes maior do que os machos, que, por sua vez, agem como parasitas, perdendo os olhos e órgãos internos para receber os nutrientes de sua parceira enquanto fornecem esperma.

Apesar de essas informações estarem disponíveis, o método utilizado pelos machos e fêmeas para se encontrarem em meio à escuridão das profundezas ainda é desconhecido.