Um peixe-remo (Regalecus glesne) foi encontrado morto em uma praia próxima de Hue, no centro do Vietnã, por moradores locais. Imagens mostram as pessoas cercando o corpo do animal e até o segurando. O aparecimento destes espécimes é associado a um presságio de desastres naturais.

Moradores da região afirmaram ao Daily Mirror que foi feito um banquete com o corpo do animal, mas há um clima de apreensão entre alguns membros da comunidade, por conta das lendas de que o peixe-remo indica a ocorrência de terremotos e tsunamis.

+ Conheça o peixe-futebol, criatura das profundezas do mar que apareceu em praia nos EUA

+ Pirossomas, criaturas que podem chegar a 18 metros, têm aparecido em decorrência das ondas de calor nos oceanos

De acordo com o Museu de História Natural da Flórida, nos Estados Unidos, o peixe-remo pode chegar a até 10 metros de comprimento. O animal tem um corpo fino, alongado e com escamas prateadas. Além disso, ele também apresenta uma boca sem dentes que serve para se alimentar de krill – invertebrados semelhantes a camarões – e crustáceos.

Os integrantes da espécie podem viver em profundidades de até mil metros, mas tipicamente nadam por áreas mais próximas da superfície, nos 200 metros. Por conta de seu habitat, o primeiro registro de um peixe-remo vivo só ocorreu em 2001 e, costumeiramente, o animal tende a aparecer nas áreas de costa apenas quando está ferido ou próximo da morte.

O peixe-remo tende a viver solitário pela maior parte de seu tempo, com exceção do período de reprodução. Os animais da espécie ondulam sua barbatana para se movimentar de forma horizontal. Conforme o Museu de História Natural da Flórida, os espécimes nadam verticalmente quando estão em busca de presas.