02/05/2025 - 13:38
O mês de maio se iniciou nesta quinta-feira, 1°, e as noites dos próximos 30 dias contarão com alguns eventos astronômicos como conjunções entre corpos celestes e uma chuva de meteoros, de acordo com o Calendário de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Conforme o observatório, logo nesta sexta-feira, 2, será possível ver uma oposição do asteroide Vesta, que poderá ser observado durante toda a noite com o uso de binóculos, em céus escuros, na constelação de Libra. No começo da noite deste sábado, 3, a Lua fará uma conjunção com Marte, na direção nordeste, na constelação de Câncer.
+ Observatório registra chuva de meteoros no RS
+ Chuvas de meteoro, superluas e eclipses: confira o calendário astronômico de 2025
Confira o calendário do Observatório do Valongo para o mês de maio:
- 2 de maio — Oposição do asteroide Vesta, que poderá ser observado durante toda a noite com o uso de binóculos, em céus escuros, na constelação de Libra;
- 3 de maio — A Lua fará uma conjunção com Marte, na direção nordeste, na constelação de Câncer, no começo da noite;
- 5 de maio — Marte integrará uma conjunção com o aglomerado estelar do Presépio (M 44) durante o começo da noite, na direção nordeste, na constelação de Câncer;
- 6 de maio — Durante a madrugada, ocorrerá o ponto de máxima atividade da chuva de meteoros Eta Aquáridas, que poderá ser observada na direção leste;
- 14 de maio — Conjunção da Lua com a estrela Antares, durante a madrugada, na constelação de Escorpião;
- 17 de maio — Urano fará uma conjunção com o Sol;
- 22 de maio — Lua fará uma conjunção com Saturno antes do amanhecer, na direção leste, na constelação de Peixes;
- 23 de maio — Conjunção entre a Lua e Vênus também na constelação de Peixes, antes do amanhecer, na direção leste;
- 28 de maio — A Lua estará em conjunção com Júpiter no Crepúsculo, entre as constelações de Touro e Cocheiro, da direção noroeste.
Chuva de meteoros Eta Aquáridas
Os meteoros são costumeiramente detritos deixados por outros astros que acabam por orbitar o Sol. Existem fragmentos que, além de serem resultado da passagem de cometas e asteroides, são oriundos da formação do Sistema Solar e de outras galáxias.
A chuva de meteoros Eta Aquáridas é composta por detritos deixados pela passagem do cometa 1P/Halley.