03/07/2025 - 16:40
Uma pesquisa publicada no periódico Frontiers in Psychology indica uma possível ligação entre laticínios e pesadelos intensos. Ao analisar os hábitos alimentares e de sono de mais de mil participantes, os cientistas constataram que quanto mais rigorosos os problemas gastrointestinais relacionados à lactose, mais constantes eram os pesadelos relatados.
Esses sonhos perturbadores foram categorizados pela frequência, duração, impacto no cotidiano e nível de sofrimento. Muito dos participantes chegaram a vincular diretamente os pesadelos ao consumo de laticínios, como queijos, e doces. Essa característica reforça uma pesquisa anterior, de 2015, que investigou a influência dos alimentos no sonos, no que foi chamado de “sonhos dependentes de comida”.
Segundo explica o professor de psiquiatria da Universidade de Montreal e coautor do estudo, a relação pode estar ligada à forma como o corpo e a mente reagem ao desconforto causado por certos alimentos. Pessoas com intolerância à lactose costumam sofrer de sintomas como ansiedade e distúrbios gástricos, o que pode afetar negativamente a qualidade do sono.
+ Levedura usada na produção de cachaça pode prevenir asma
+ Você não se lembra dos sonhos? Nova pesquisa explica por que isso acontece
Especialistas como Marie-Pierre St-Onge, da Universidade de Columbia, e Patrick McNamara, da Universidade de Boston, acreditam que essas condições possam provocar “microdespertares” durante a noite, o que fragmenta o sono e deixa o indivíduo mais sujeito à sonhos angustiantes.
Como a amostra de cobaias é pequena e limitada ao ambiente universitário, a generalização de resultados ainda não é possível. Os estudiosos, porém, confiam na relevância das descobertas e defendem maiores explorações futuras.
Com esclarecimentos sobre os efeitos das comidas no corpo humano, os consumidores poderão fazer escolhas mais conscientes sobre os alimentos. Pequenas mudanças na dieta têm potencial de trazer melhoras significativas no bem-estar e na qualidade do sono, especialmente para quem sofre de problemas de intolerância à lactose.