24/09/2025 - 16:02
Uma equipe internacional de paleontólogos descobriu na Patagônia argentina os restos de uma nova espécie de predador pré-histórico, parente terrestre dos crocodilos modernos e que caçava dinossauros há 70 milhões de anos. O fóssil, um dos mais completos do seu tipo já encontrados, foi achado próximo a El Calafate, na província de Santa Cruz.
Batizado cientificamente de Kostensuchus atrox, o nome combina a palavra local “Kosten” (vento), “Suchus” (referência a um deus egípcio com cabeça de crocodilo) e o termo em latim “atrox” (feroz), traduzindo-se como “crocodilo feroz do vento”. A alcunha reflete tanto sua natureza predatória quanto as condições climáticas da região onde foi descoberto.
+ Cientistas descobrem fóssil do mais antigo dinossauro com ‘capacete ósseo’ na Mongólia
+ Por que os maias desapareceram? Uma estalagmite revela a resposta
Com cerca de três metros de comprimento e um peso estimado em 250 quilos, o Kostensuchus atrox era um carnívoro de topo em seu ecossistema. Análises do crânio e da mandíbula, notavelmente poderosa, indicam que sua dieta incluía dinossauros de pequeno e médio porte. Diferente de seus parentes atuais, que possuem crânios achatados e hábitos predominantemente aquáticos, este predador tinha uma constituição adaptada para a caça em terra.
Apesar de atualmente a Patagônia ser reconhecida pela baixas temperaturas, na época em que o animal existia tratava-se de uma paisagem quente e úmida. Além disso, as pernas do Kostensuchus eram posicionadas verticalmente sob o corpo, o que significa que eles não rastejavam ao caminhar, uma clara diferença em relação à família dos crocodilos tradicionais.
A descoberta, realizada na Formação Chorrillo, lança uma nova luz sobre a dinâmica dos ecossistemas sul-americanos durante o final do período Cretáceo. O achado reforça a ideia de que esses crocodiliformes terrestres competiam diretamente com dinossauros carnívoros, ocupando um papel central na cadeia alimentar antes da extinção em massa que marcou o fim da era dos dinossauros.