Na cultura ocidental de hoje, os demônios existem como um paradoxo. A crença religiosa neles é muitas vezes apresentada como marginal. Muitas denominações cristãs tradicionais ficam em silêncio ou lhes dão pouco destaque.

Em 2014, por exemplo, a Igreja da Inglaterra removeu referências ao diabo de seus ritos batismais. Quando questionado, o bispo Robert Paterson afirmou que o diabo “se transformou em um personagem de desenho animado sem maldade particular”.

Ao mesmo tempo, a política americana está repleta de demônios. As ideias pentecostais de “guerra espiritual” – o uso da oração para combater forças demoníacas invisíveis – tornaram-se dominantes e ligadas a movimentos nacionalistas cristãos ascendentes.

Ambiguidade

A crença em forças satânicas por trás da política nacional e global são princípios centrais de movimentos de conspiração como o QAnon, que afirma (sem evidências) que atores e políticos liberais se envolvem em rituais satânicos de abuso de crianças para prolongar suas vidas.

Os demônios ocidentais permanecem vivos e bem na cultura popular e na política contemporânea. Uma de nós (Jonathon) pesquisou a presença contínua de demônios na cultura contemporânea, desde jogos até eleições nos EUA.

A outra (Zohar) concluiu um estudo demonstrando a complexidade dos demônios nas tradições religiosas medievais e nos contos populares. E ele mostra a relevância duradoura dessas histórias para as sociedades contemporâneas, pois essas histórias continuam a ser contadas como uma tradição oral viva até hoje.

No entanto, é difícil refutar completamente a afirmação do bispo Paterson. O balanço do diabo entre personagem de desenho animado e ameaça ativa faz parte da complexa história da figura no mundo moderno. Embora antes vistos como ameaças às almas humanas, os demônios hoje são figuras muito mais ambíguas.

Representação do Diabo em cartum no desenho animado “As Meninas Superpoderosas”, do Cartoon Network: representação para crianças. Crédito: Cartoon Network

Malevolência, benevolência, ambivalência

Essa ambiguidade está de acordo com percepções não cristãs e antigas de demônios. No antigo Oriente Próximo, os demônios eram percebidos como bons, maus ou moralmente neutros. Liminaridade (a existência em um limite ou limiar) e ambivalência são características essenciais dos demônios. O cristianismo reprimiu esses aspectos, identificando os demônios como inequivocamente malignos.

Tradições como o Islã mantêm uma representação ambivalente de longa data de demônios e Satã, que podem ser rebeldes e crentes, enganadores e professores, benevolentes e inimigos. Nas sociedades muçulmanas mediterrâneas e além, os jinn (espíritos que podem ser benevolentes ou malévolos) continuam sendo uma parte concreta da vida, devido à herança cultural e à tradição religiosa.

O Alcorão descreve os gênios como uma espécie inteligível, ao lado de humanos e anjos. Esse contexto religioso e cultural também exerce uma poderosa influência sobre as noções de saúde e doença. Por exemplo, a noção de possessão por gênios pode ser vista nas sociedades muçulmanas, mas também no Reino Unido, entre comunidades do Paquistão, Bangladesh, Oriente Médio ou norte da África. Às vezes, a medicina moderna e uma autoridade religiosa islâmica estão envolvidas nesses casos.

O diabo e a cultura popular

Para muitos ocidentais hoje, no entanto, os demônios são mais frequentemente figuras da cultura popular. No entanto, tais representações muitas vezes ecoam suas caracterizações antigas e não cristãs ambivalentes. No programa de TV The Chilling Adventures of Sabrina (2018-2020), o diabo é um objeto de devoção para vários personagens principais e um antagonista principal.

Em Lúcifer (2016–2021), ele abandona o governo do inferno para administrar uma boate em Los Angeles e ajudar a polícia local a resolver crimes. Essas obras muitas vezes tomam as origens teológicas do diabo mais como inspiração do que como evangelho.

“Lúcifer”: uma encarnação do diabo para resolver crimes. Crédito: Netflix

O personagem-título de Lúcifer é extraído do universo da graphic novel de Neil Gaiman, The Sandman – ela própria sujeita a uma recente adaptação para a TV. E o Lúcifer de Sandman deve mais ao Satã do poema épico de John Milton de 1667 “Paraíso Perdido” do que à Bíblia cristã.

Motivos artísticos

O retrato de Milton de Satanás lutando com sua condenação inspirou outros a refletir sobre temas de liberdade, poder, justiça e ego que reformulam o diabo de maneiras moralmente ambivalentes e até heroicas. Além de simples figuras do mal, os demônios tornaram-se motivos artísticos para explorar as lutas do livre-arbítrio, a oposição à tirania e o processamento do luto.

Essa ambivalência existe em outras tradições religiosas. O Islã sufi (místico) retrata Iblis (Satanás) como trágico. Ele foi desobediente à ordem de Deus para os anjos se curvarem diante do recém-criado Adão porque preferia o monoteísmo (apenas se prostrar a Deus) à obediência.

No entanto, como o personagem de Kevin Spacey, Robert “Verbal” Kint, diz em Os Suspeitos: “O maior truque que o diabo já fez foi convencer o mundo de que ele não existia”.

Essa frase ecoa um aviso sufi contra virar as costas para os demônios: assim que são considerados mortos, eles se levantam e apunhalam a pessoa pelas costas. Para os praticantes de “guerra espiritual”, foi exatamente isso que aconteceu. Para eles, o declínio na crença literal em demônios e a diversidade de representações da mídia são sinais não do declínio do mal – mas de sua ascensão.

A direita cristã e o diabo

O movimento nacionalista cristão nos Estados Unidos hoje é exemplar aqui. Como Jonathon analisa em seu livro Passing Orders (2021), os membros desse movimento veem a liberalização social e a mudança cultural como demoníacas.

Direitos reprodutivos e LGBT e movimentos recentes por justiça racial, como o Black Lives Matter, são exemplos-chave de tais mudanças. Muitas vezes, isso é enquadrado como uma luta contra um imaginário “humanismo secular”, a ideologia condutora e diabólica de um mundo secular que esqueceu que o diabo existe e que, portanto, age em seu nome.

Apesar das percepções comuns deles como inerentemente maus, o lugar dos demônios na sociedade moderna é muitas vezes ambíguo. Em consonância com suas representações em contextos não cristãos, como as tradições muçulmanas e gregas antigas, os demônios ultrapassam simples representações do mal, tornando-se simbólicos de conceitos como liberdade, obstinação, rebelião, paixão e áreas morais cinzentas. Essa ambiguidade torna-se especialmente gritante quando colocada contra diferenças em contextos culturais e épocas históricas.

* Zohar Hadromi Allouche é professora assistente em Pensamento Religioso Islâmico Clássico e Diálogo no Trinity College Dublin (Irlanda); S. Jonathon O’Donnell é pesquisadora visitante e professora de pós-doutorado em Estudos Americanos na Queen’s University Belfast (Irlanda do Norte).

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.