Após o encontro inusitado do Rei inglês Charles III na segunda-feira, 21, com uma alpaca em sua viagem para a Austrália, pessoas ao redor do mundo têm se perguntado como diferenciar uma lhama de uma alpaca, já que elas se assemelham muito.

Os animais são encontrados nas regiões do Peru, Chile e Bolívia, e foram notáveis durante o desenvolvimento do Império Inca. Além dos dois tipos, a espécie ainda conta com animais do tipo guanaco e vicunha, que não são domésticos igual as outras.

As diferenças podem ser resumidas em quatro características principais:

  • As alturas são diferentes: as lhamas são os animais mais altos da espécie camélidos, com aproximadamente 1,2 metro, já as alpacas medem cerca da metade desse número. As primeiras são geralmente mais pesadas também, com uma média de 110kg.
  • Formato das orelhas: as alpacas possuem orelhas simétricas, com formato de pera e são cobertas por uma pelagem fina, enquanto as das lhamas são largas, maiores e com forma de bananas.
  • Características de seu pêlo: as lhamas possuem pelo fino, menos uniforme e longo em comparação aos outros parentes camelídeos. As alpacas, por outro lado, são formadas por uma pelagem suave e com alta qualidade, é por esta razão que sua lã é tão valorizada e procurada.
  • Formato de rosto: as alpacas possuem um formato de rosto menor e mais arredondado, enquanto as parentes lhamas tem uma forma alongada e com menos pelagem.

Apesar de serem domáveis e gentis, quando provocadas ambas podem reagir cuspindo, dando os famosos coices e se recusando a se mover. Como curiosidade, as lhamas e as tradições do Império Inca ficaram muito conhecidas nos anos 2000 pelo programa infantil ‘A Nova Onda do Imperador’, transmitido nos canais da Disney.