09/10/2019 - 15:30
Paleontologistas descobriram em escavações no norte da Tailândia uma nova espécie de dinossauro carnívoro. A descoberta foi descrita na revista “PLoS ONE”.
A nova espécie, denominada Siamraptor suwati, foi descrita por Duangsuda Chokchaloemwong, da Universidade Nakhon Ratchasima Rajabhat (Tailândia), e seus colegas a partir de fósseis de crânio, coluna vertebral, quadril e perna de quatro indivíduos separados. Os fósseis foram encontrados na Formação Khok Kruat, rica em dinossauros. Esses depósitos de arenito vermelho e argila foram formados por uma antiga bacia hidrográfica datada do início do Cretáceo, entre 125 e 113 milhões de anos atrás.
Como apenas restos fragmentários foram encontrados, ainda não se conhece exatamente o porte do Siamraptor. Uma reconstrução esquelética aproximada, no entanto, sugere que ele poderia ter medido quase oito metros da cabeça à cauda. Isso corresponde a cerca de dois terços do tamanho do temido tiranossauro.
LEIA TAMBÉM: Estudo confirma teoria sobre extinção dos dinossauros
As características do Siamraptor sugerem que ele era um membro em evolução precoce de um grupo de dinossauros conhecido como carcarodontossauros. Eles estavam entre os maiores predadores do início e de meados do Cretáceo. No final desse período (cerca de 90 milhões de anos atrás), eles desapareceram, substituídos por outros dinossauros terópodes de três dedos, como os tiranossaurídeos.
A partir de sua localização e idade, os cientistas estimam que esse grupo de dinossauros carnívoros se espalhou no início de sua história evolutiva. Na época, carcarodontossauros também podiam ser encontrados na Europa e nas partes do supercontinente Gondwana que mais tarde se tornariam a África. Até a descoberta tailandesa, porém, esse grupo parecia inexistente no sudeste da Ásia.