Um estudo de uma equipe internacional de cientistas liderada pelo dr. David Hone, da Universidade Queen Mary de Londres, registra o primeiro incidente conhecido de um dinossauro comendo um mamífero. O trabalho foi publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology. (Observação: o mamífero não teria sido um ancestral humano.)

O fóssil é de um pequeno dinossauro emplumado chamado microraptor, que viveu nas antigas florestas do que hoje é a China no período Cretáceo Inferior, cerca de 120 milhões de anos atrás. O microraptor era do tamanho de um corvo, tinha longas penas em seus braços e pernas e provavelmente deslizava de árvore em árvore, caçando pequenos animais para comer.

Embora o espécime tenha sido descrito pela primeira vez em 2000, muitos anos depois, o professor Hans Larsson, da Universidade McGill (Canadá), descobriu o que outros não haviam observado – os restos de outro animal dentro dele: a pata de um mamífero antigo preservado entre as costelas. Juntamente com o dr. Hone e colegas do Canadá, EUA e China, eles descreveram agora esta descoberta adicional.

Opção de caça interessante

A pata do mamífero está quase completa e pertencia a um animal muito pequeno, do tamanho de um camundongo moderno. A análise dos ossos sugere que ele vivia predominantemente no chão e não era um bom escalador. Isso o tornava uma opção interessante para o microraptor, que provavelmente passava a maior parte do tempo nas árvores.

Estudos anteriores revelaram outros espécimes de microraptor contendo um pássaro, um lagarto e um peixe. Portanto, com essa nova evidência de comer mamíferos, fica claro que esse dinossauro tinha uma dieta diversificada e não era especialista em nenhuma opção. Não é certo se os dinossauros em questão atacavam e comiam diretamente esses animais ou os encontravam já mortos e os limpavam (ou uma mistura de ambos), mas o mamífero pelo menos se enquadra na faixa de tamanho de presa típico pressuposto para um predador do tamanho do microraptor.

O dr. Hone disse: “É tão raro encontrar exemplos de comida dentro de dinossauros, então cada exemplo é realmente importante, pois fornece evidências diretas do que eles estavam comendo. (…) Embora esse mamífero absolutamente não tenha sido um ancestral humano, podemos olhar para trás e ver alguns de nossos parentes antigos sendo uma refeição para dinossauros famintos. Este estudo retrata um momento fascinante no tempo – o primeiro registro de um dinossauro comendo um mamífero –, mesmo que ele não seja tão assustador quanto qualquer coisa no Jurassic Park”.

O dr. Alex Dececchi, do Mount Marty College (EUA), coautor do estudo, afirmou: “A grande coisa é que, como o seu gato doméstico que tinha aproximadamente o mesmo tamanho, o microraptor teria sido um animal fácil de conviver, mas um terror se saísse, pois caçaria de tudo, desde pássaros em seu comedouro até camundongos em sua sebe ou os peixes em sua lagoa”.