12/08/2022 - 16:51
No próximo domingo, 14 de agosto, é celebrado o Dia de Combate à Poluição. A data nasceu com o objetivo de alertar a população sobre os problemas atuais e futuros causados pelas mudanças climáticas e poluição ambiental, além de divulgar e incentivar as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis em suas rotinas. Diversas produções da National Geographic disponíveis na plataforma Disney+ reforçam a importância do combate à poluição. Confira:
Expedição ao Delta do Okavango (2018)
A bacia do rio Okavango fornece uma fonte de vital de água para a população local e espécies do continente africano, sendo também o responsável por delimitar a fronteira natural entre Angola e a Namíbia. O documentário Expedição ao Delta do Okavango acompanha uma equipe de exploradores em uma expedição de quatro meses em três diferentes países em busca de salvar o sistema fluvial que alimenta o delta do Okavango, que segue cercado pelo crescimento de atividades humanas.
Ártico Ameaçado (2020)
Dirigido por Scott Ressler, o documentário Ártico Ameaçado narra a história de comunidades inuit lutando para proteger seus lares no Ártico das mudanças climáticas que derretem rapidamente a camada polar situada entre o Canadá e a Groenlândia e ameaçam o delicado equilíbrio entre as comunidades, as terras e as vidas selvagens.
Os EUA e as Mudanças Climáticas do Planeta (2018)
Este documentário narra a história de pessoas reais e seus esforços apaixonados em lutar contra as graves ameaças causadas pelas mudanças climáticas em seus próprios quintais. Dirigido por Sidney Beaumont e Michael Bonfiglio, a produção acompanha o debate nacional sobre o futuro energético dos Estados Unidos, além da decisão desse país (revertida pelo governo Biden) de sair do Acordo Climático de Paris e a resposta daqueles que lutam por um mundo mais sustentável a isso.
Seremos História? (2016)
Apresentado pelo ator, ativista ambiental e Mensageiro da Paz da ONU Leonardo DiCaprio, a produção convida o público a refletir sobre como a sociedade pode prevenir o desaparecimento das espécies em perigo no planeta. O documentário é produzido pela National Geographic e mostra evidências de uma piora na crise ambiental que está causando danos irreversíveis, desestabilizando o equilíbrio do clima do nosso planeta e acelerando a extinção de vários animais. Entre os entrevistados de Seremos História? estão: os ex-presidentes dos EUA Barack Obama e Bill Clinton, papa Francisco, além de pesquisadores e cientistas de renome no mundo inteiro.
Meu Nome é Greta (2020)
O documentário Meu Nome é Greta narra através de cenas inéditas a biografia da ativista sueca Greta Thunberg, que luta pela preservação do meio ambiente de todo o planeta. Dirigida pelo também jovem sueco Nathan Grossman, a produção mostra o início da trajetória de Greta, desde seu solitário protesto em frente ao parlamento de seu país até seu mundialmente conhecido discurso da Cúpula do Clima da ONU, em Nova York.