O Dia Mundial Quântico é celebrado nesta segunda-feira, 14 de abril, com o objetivo de promover e destacar os avanços da ciência quântica. A data foi a escolhida pelos números “4,14” serem os três primeiros dígitos da constante de Planck — valor que pode ser utilizado em uma equação para determinar a energia de um fóton.

O Dia Mundial Quântico tomou as pesquisas após ter sido celebrado pelo Google, que alterou o logotipo da empresa por um taumatrópio, objeto utilizado para ilustrar o conceito de superposição, um dos princípios fundamentais que tornam a computação quântica possível.

O taumatrópio é um brinquedo que consiste em um disco que possui uma imagem de cada lado e fica preso a um barbante. Se a ferramenta for girada rapidamente, as faces do disco parecem uma só.

A superposição é um princípio que determina a existência de uma partícula em vários estados simultaneamente até ela ser medida ou observada. Um experimento conhecido que descreve o sistema físico é o do gato de Schrödinger.

O princípio permite a computação quântica, já que processadores avançados que trabalham com qubits de zero e um podem representar os dois dígitos ao mesmo tempo, o que permite cálculos complexos.