16/07/2019 - 13:01
Nesta terça-feira (16) acontecerá um eclipse lunar parcial que poderá ser visto em todo o Brasil. Este será o segundo eclipse do ano visto do País. O primeiro aconteceu no dia 21 de janeiro.
O eclipse começará por volta das 17h e deve durar duas horas e cinquenta minutos. Os eclipses lunares podem ser observados a olho nu com segurança. Mas, quem puder visualizá-lo com um telescópio ou mesmo um binóculo, poderá ver o fenômeno com mais detalhes. A dica para este eclipse desta terça é procurar um local que tenha visibilidade para o Leste, onde a Lua irá nascer.
Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a Terra entre os outros dois.
O fenômeno é pouco frequente, por causa da inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra. Ele só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol.
O eclipse de hoje será parcial porque o alinhamento entre Terra e Sol não será perfeito. Com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.
Após o eclipse desta terça, o próximo ocorrerá apenas em 19 de Novembro de 2021 e será um eclipse parcial da Lua. O próximo eclipse lunar total visível no Brasil será em maio de 2022.
Fontes: Associação Paraibana de Astronomia e G1