O Observatório Nacional e a Nasa estão transmitindo nesta segunda-feira, 8, o eclipse solar total que ocorre na América do Norte, em trecho que vai da costa oeste do México até o leste do Canadá, atravessando os Estados Unidos. A live em português do observatório com comentários de astrônomos amadores e profissionais começou às 12h30. Já a transmissão da Nasa começou às 14h.

+ Velocidade de expansão do Universo pode estar desacelerando
+ ‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto em abril no Brasil; veja as datas

Acompanhe ao vivo a transmissão do Observatório Nacional:

Acompanhe ao vivo a transmissão da Nasa:

De acordo com a Nasa, agência espacial estadunidense, o México é o primeiro local em que o eclipse se tornará visível. As cidades de Mazatlán e Torreón serão contempladas com o fenômeno astronômico.

Nos Estados Unidos, o fenômeno astronômico pode ser visto em boa parte das cidades do Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pennsylvania, Nova York, Vermont, New Hampshire e o Maine. Pequenas partes do Tennessee e do Michigan também poderão experienciar o eclipse solar total.

Já no Canadá, algumas regiões do sul de Ontário, do Quebec, de Nova Brunswick, Prince Edward Island e Cape Breton serão contempladas com o fenômeno.

Como ocorre o eclipse solar

Segundo a Nasa, os eclipses solares ocorrem quando o sol, a lua e a Terra se alinham inteira ou parcialmente.

O eclipse solar total ocorre quando os três astros estão perfeitamente alinhados e apenas quem está na área gerada pela sombra da lua conseguirá observar tal fenômeno astronômico.

Já o parcial se desenvolve em trechos onde não há um alinhamento perfeito e apenas uma parte do sol é coberta pelo satélite natural da Terra. Neste caso, pessoas que estiverem fora da área de sombra da lua conseguem enxergar apenas parte do fenômeno.