Após dois anos consecutivos de recessão, Alemanha apresentou crescimento pela primeira vez em 2025. PIB teve alta de 0,2% comparado a 2024. Aumento foi atribuído principalmente ao consumo das famílias e do Estado.A economia alemã, a maior da zona do euro, cresceu 0,2% em 2025, após dois anos de recessão , apesar da persistente crise industrial, segundo estimativa preliminar divulgada nesta quinta-feira (15/01) pelo instituto Departamento Federal de Estatísticas (Destatis).

Após uma queda de 0,9% em 2023 e uma contração de 0,5% em 2024 , a economia alemã parece estar se estabilizando com esse número.

O crescimento em 2025 foi modesto, de apenas 0,2%, e “se explica principalmente pelo aumento do consumo das famílias e do Estado”, afirmou Ruth Brand, presidente do Destatis, em comunicado.

Crise ainda persiste

A Alemanha, outrora fortemente dependente do gás russo, continua a sofrer com a profunda crise em seu modelo industrial e voltado para a exportação, fragilizado pela pandemia e pela subsequente crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia .

“O comércio exterior enfrentou dificuldades, incluindo o aumento das tarifas americanas, o fortalecimento do euro e a maior concorrência chinesa”, explica o comunicado.

Exportações seguem em queda

As exportações alemãs caíram pela terceira vez consecutiva, desta vez em 0,3%, com destaque para os setores de automóveis, máquinas e produtos químicos, emblemáticos da indústria “Made in Germany”. Já a situação das importações foi completamente diferente, com um aumento considerável de 3,6%, após dois anos de declínio.

O investimento foi fraco na construção civil e em equipamentos, apesar de um pacote de estímulo de bilhões de euros adotado no ano passado pelo governo do conservador Friedrich Merz para modernizar a infraestrutura e as Forças Armadas.

Economistas preveem que a maior economia da Europa crescerá cerca de 1% este ano, impulsionada por um maior número de dias úteis e pelo aumento do investimento governamental em defesa e infraestrutura.

md (AFP, EFE, ots)