01/09/2010 - 0:00
“O mundo gira, a Lusitana roda.” Desde 1921, esse slogan da empresa de transporte e mudanças A Lusitana martela em nossas cabeças. É, sem dúvida, um dos mais bemsucedidos bordões da história da publicidade no Brasil. Por quê? Numa leitura superficial, o conceito é bem banal: claro, o mundo gira; claro, uma empresa de transporte tem de rodar para fazer suas entregas. Mas, pensado numa oitava mais profunda, ele encerra uma grande verdade universal. A que se refere ao tempo cíclico, ao tempo que descreve uma grande curva no espaço e que, um dia, traz tudo de volta ao seu lugar de origem.
Nossa matéria de capa tem tudo a ver com isso. Ela se intitula “O crepúsculo das elites” e assinala o fim da supremacia da etnia e da cultura branca europeia nos Estados Unidos. Pelo simples fato de que os brancos diminuem sensivelmente o seu ritmo de reprodução, enquanto os negros e latinos mantêm os seus altos índices. Antes da metade deste século, os brancos serão minoria no grande país da América do Norte. Já hoje, em todos os níveis da sociedade norte-americana, a influência negra e latina tornase a cada dia mais avassaladora.
No universo dos pobres e dos remediados, como é o caso do nosso Brasil, isso é um fato já há muito tempo, talvez desde os primórdios da nossa civilização. Mas no cenário do grande primo rico do norte tal paisagem é novidade: não foi só o mercado que mudou por causa da crise econômica. A confiança nas autoridades e nos princípios que sustentam o american way of life foi abalada e o grande desafio nos próximos anos no país é remodelar a sociedade.
Da mesma forma, muda rapidamente a estrutura da sociedade nos países desenvolvidos da Comunidade Europeia, como a França, a Espanha, a Itália, a Alemanha. Pelas ruas, o que se vê são famílias mistas, de um marido ou mulher europeu casado com um estrangeiro do Terceiro Mundo, passeando com seus filhos mestiços. A Europa se torna mulata.
“O fracasso atual das elites mostra que todos os tipos de instituições precisam de uma boa reforma”
Luis Pellegrini – Diretor de Redação
E-mail: luispellegrini@terra.com.br
Site: www.luispellegrini.com.br