11/12/2024 - 16:35
O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou novas imagens que mostram os avanços na construção do maior telescópio do mundo – o Extremely Large Telescope (ELT), que será o maior telescópio de luz visível e infravermelha do mundo. A construção está localizada na montanha Cerro Armazones, no Deserto do Atacama, Chile, e sua expectativa de conclusão está para 2028.
As novas imagens revelam avanços na produção da grande cúpula, na estrutura central e na base do espelho M1, um dos cinco que irão integrar os projetos de observação de cosmos. Depois de finalizado, o espelho deve chegar a 39 metros de largura e pesar cerca de 200 toneladas.
A presença de vários espelhos, formados por figuras hexagonais, e a incorporação de equipamentos tecnológicos oferecem um espaço para observações detalhadas e precisas do universo e seus componentes – a localização, a 3046 metros de altitude, favorece as condições para os futuros projetos. Segundo o ESO, o objeto contará com um sistema de óptica adaptativa avançado, que garante imagens de alta qualidade.
Os especialistas pretendem utilizar o espaço e os instrumentos científicos no estudo da composição dos exoplanetas, estrelas, buracos negros e galáxias distantes. Além dele ser fundamental na investigação da energia escura e a matéria escura e como elas são compostas e formadas.
O ELT também será capaz de auxiliar em missões de telescópios espaciais, como o James Webb, já que ele possui a capacidade de explorar os sinais de habitabilidade em exoplanetas e entender como outros cosmos e galáxias se originam. O novo equipamento terá um poder de observação até 16 vezes maior que os telescópios atuais, como o Very Large Telescope (VLT), localizado em outra parte do Chile.