Confecção sustentável

Roupa da Vicunha produzida sob o selo Eco Cycle: processos mais racionais e limpos (Foto: Denny Sach)

A Vicunha Têxtil lançou em maio o selo Eco Cycle, que vai estar presente em vários produtos da empresa e assinala a criação de tecidos a partir de processos mais racionais e limpos, unindo eficiência e inovação. O selo, guiado pelo conceito REfuture (encontro de passado e futuro no presente), abrange três movimentos: REduce (ligado ao uso racional de água, do tratamento de efluentes ao emprego de fórmulas exclusivas nos processos químicos de tingimento e acabamento), REuse (voltado para a maximização da eficiência e a minimização do desperdício de água e energia) e REcycle (associado à reciclagem e à reutilização da fibra de algodão, que volta a ser tecido; os resíduos são convertidos em combustível para alimentar as caldeiras).

 

Reciclagem diante dos olhos

A Nespresso, fabricante de café em porções individuais, inaugurou em maio as visitas oficiais ao seu Centro de Reciclagem, em Barueri (SP). Com duração de 90 minutos, o programa, gratuito, envolve a explicação da cadeia de reciclagem Nespresso e inclui a visitação da área que faz, sem água, a separação do pó de café e do alumínio dentro de um maquinário de desenvolvimento próprio. As visitas integram a nova campanha de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso, lançada oficialmente em maio, que busca ressaltar a atuação da companhia em toda a cadeia sustentável, do grão à xícara e à reciclagem, e reflete o compromisso da marca com o tema sustentabilidade. Os interessados podem se inscrever pelo site nespresso.com ou, a partir de junho, fazer um tour virtual pelo local.

 

Objetivos renovados

A multinacional P&G, cujo portfólio inclui alimentos, produtos de higiene e limpeza, anunciou em abril ter atingido muitas das suas metas de sustentabilidade ambiental para 2020. Além de seus planos para cumprir o restante, o grupo já estabeleceu novos objetivos para 2030. As propostas incluem colocar as 20 marcas líderes da organização (como Gillette, Head&Shoulders, Oral-B e Pampers) como modelo de inspiração do consumo responsável (por exemplo, com embalagens 100% recicláveis e reutilizáveis), redução de 50% na emissão de gases-estufa das fábricas, fazer parcerias pró-ambiente e envolver e recompensar funcionários por construir pensamentos e práticas de sustentabilidade em seu trabalho diário.

 

Corpo em movimento

Joy of Moving: implantação em Poços de Caldas (Foto: Divulgação)

A indústria alimentícia Ferrero assinou em maio um acordo com a prefeitura de Poços de Caldas (MG), sede da fábrica brasileira da empresa, para implantar ali o método Joy of Moving, que incentiva as crianças, de modo inovador, a praticar atividades físicas. Voltado sobretudo para o desenvolvimento motor, cognitivo e de cidadania, esse método integra o programa social da Ferrero Kinder+Sport, implementado em 28 países, com participação de cerca de 4,4 milhões de crianças e jovens em atividades esportivas. O Brasil será o primeiro país fora da Itália a implementar o Joy of Moving por completo, com a realização de treinamentos para professores de escolas públicas. Poços de Caldas conta há dois anos com o Kinder+Sport, que beneficia cerca de 600 crianças. A companhia pretende levar o projeto a outras cidades mineiras até 2020.

 

Alimentos rastreados

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) concedeu ao Carrefour pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Rama – abreviatura de Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – na categoria Varejo. O reconhecimento é explicado pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência adotada pela empresa na comunicação da iniciativa aos seus clientes. Em 2017, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que inclui também os produtos que recebem o selo de qualidade Garantia de Origem. Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não abrangem a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 82%. Considerando-se todo o quadro de fornecedores da rede, 95% aderiram ao programa.

 

Frascos 100% reciclados

Desde abril, uma das linhas de produtos da multinacional de higiene e cosmética Natura, a Sève, passou a ter 100% de PET reciclado na composição de seus frascos. A iniciativa contribui para evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza anualmente, o equivalente a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros. A linha Ekos já contava com 100% de PET reciclado em sua composição. Natura Homem, Tododia, Plant e Tez também estão progressivamente incluindo plástico reciclado na composição de seus frascos. Além de favorecer o meio ambiente, o uso de PET reciclado nos frascos pela Natura tem impacto social, ao fortalecer a cadeia de reciclagem e produção de embalagens.