02/06/2017 - 16:00
Coleta bem-sucedida
O programa Coleta Seletiva nas Escolas, parceria da Tetra Pak com a ONG No Olhar que propõe a implantação de coleta seletiva em escolas e a conscientização de alunos e professores sobre reciclagem, meio ambiente e cidadania, fechou 2016 com ótimos números no Ceará. A iniciativa, realizada no segundo semestre nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, mobilizou mais de 10 mil pessoas. Com o apoio de professores, alunos, familiares e catadores foram recolhidas 12 toneladas de materiais recicláveis. No Crato, junto com a Associação dos Agentes Recicladores da cidade, foram coletadas outras 15 toneladas desses materiais; em Juazeiro do Norte, com o auxílio da Associação dos Catadores de Engenho do Lixo, o volume adicional foi de 20 toneladas. O projeto integra o programa Cultura Ambiental nas Escolas, que desde 1997 já beneficiou mais de 6 milhões de alunos e mais de 40 mil escolas públicas e privadas.
Cabo 100% reciclável
A Furukawa, fabricante de equipamentos para infraestrutura de redes de comunicação e energia, lançou no Brasil o cabo GigaLan MAX Green, o primeiro destinado a redes locais que utiliza polietileno verde (extraído do etanol de cana-de-açúcar) no seu revestimento. Além de ser totalmente reciclável, o cabo é mais seguro, proporciona maior facilidade de instalação e menor ocupação na infraestrutura de rede das empresas. A novidade apresenta ainda um desempenho elétrico superior ao especificado pelas normas brasileiras e internacionais.
Embalagens reaproveitáveis
A Unilever anunciou que, até 2025, 100% de suas embalagens serão de plástico reutilizável, reciclável ou compostável. A companhia também pretende reduzir em um terço o peso das embalagens até 2020 e a aumentar em ao menos 25% o uso de plástico reciclado nas embalagens até 2025 (tendo como ano-base 2015). As iniciativas reiteram o compromisso da companhia com os Global Goals, que inclui entre suas 17 metas atingir o consumo e a produção sustentáveis. Segundo dados da Ellen MacArthur Foundation (EMF), apenas 14% das embalagens de plástico usadas no mundo chegam às cooperativas de reciclagem, enquanto 40% são destinadas a aterros e 33% são descartadas em ecossistemas como oceanos e florestas tropicais. Estima-se que, até 2050, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Entrega verde
A fabricante de cosméticos Natura implantou um projeto de logística verde que utiliza mais de 20 veículos sustentáveis, entre carros elétricos e bicicletas, para entregar produtos da marca em São Paulo (SP), Valinhos (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS). A empresa foi a primeira na América Latina a usar veículos de carga elétricos nesse tipo de operação. O projeto, iniciado em outubro de 2014, ganhou uma nova etapa em junho de 2016, com a adoção de bicicletas. Ao todo, a entrega verde evitou a emissão de 24,7 mil kg de CO2 equivalente na atmosfera, o que corresponde a quatro voltas de carro ao redor da Terra.
Economia energética
A distribuidora CPFL Piratininga doou 1.500 aquecedores solares, em 2016, para famílias com baixo poder aquisitivo das cidades paulistas de Sorocaba, Indaiatuba, Iperó, Itu, Louveira, Salto e Votorantim. A iniciativa, parte do projeto Comunidades Eficientes, consumiu R$ 3,75 milhões em investimentos, por meio do Programa de Eficiência Energética da empresa. Com a doação e a instalação dos aquecedores solares, espera-se que os clientes beneficiados obtenham uma economia de 1.260 MWh/ano no consumo de energia. Para efeito de comparação, esse volume poderia abastecer 525 residências durante um ano, com consumo médio mensal de 200 KWh.
Controle via satélite
O Carrefour integra desde fevereiro a Global Forest Watch (GFW), rede global de defesa florestal com vários parceiros no mundo. Por meio de um novo sistema de monitoramento via satélite, a GFW oferece a essas empresas dados de mapeamento das áreas de floresta, que permitem acompanhar online a evolução do desmatamento ou recuperação de áreas verdes. Dessa forma, a ferramenta auxilia os parceiros da rede a selecionar e gerir seus fornecedores, evitando fazer negócios com empresas vinculadas ao desmatamento ilegal e estimulando a agropecuária sustentável. Além de compartilhar suas informações com a ONG e outros parceiros, o Carrefour usará os dados do sistema na gestão de parceiros e fornecedores no Brasil, e as informações sobre as demais zonas monitoradas também poderão ser acessadas por outras operações da companhia no mundo.