Pauline Bonaparte era a favorita de Napoleão entre seus sete irmãos. Ela era a única que não participava de suas jogadas de poder político. Ao invés disso, Pauline optou por uma vida de aventura amorosa em vez de remodelar o mapa político da Europa. Ela usou sua beleza e ousadia para conquistar uma longa fila de amantes.

Nascida em Ajaccio, na Córsega, em 20 de outubro de 1780, foi a sexta dos oito filhos do advogado Charles-Marie Bonaparte e de Maria Letizia Ramolino e, apesar dos escândalos, conquistou a admiração da alta sociedade europeia como ícone de estilo.

“Poucas mulheres saborearam mais o prazer de ser bonita”, escreveu o general francês Louis Stanislas de Girardin. Para o próprio Napoleão, ela era “a melhor criatura viva” e “a única que nunca pede nada”. Embora muitas vezes frívola e irresponsável, Pauline também tinha um lado leal e corajoso. Ela foi a única de seus irmãos a visitar Napoleão (e a ajudá-lo financeiramente) quando ele foi exilado na ilha de Elba em 1814, após sua fracassada campanha militar na Rússia.

Pauline nunca teve a educação formal que as mulheres de alta posição social deveriam ter para garantir um marido rico. Aos 15 anos, sua beleza era suficiente para chamar a atenção dos companheiros militares de seu irmão. Depois de um ou dois namoros, ela se apaixonou pelo veterano revolucionário francês Stanislas Fréron.

(Foto: Domínio Público)

Enredado com outra amante, que era 26 anos mais velha que Pauline, ele foi rejeitado pela mãe dela. No final, seu irmão a convenceu a considerar Charles Leclerc. Eles se casaram em 1797 e, um ano depois, nasceu o único filho do casal, Dermide.

Em 1801, para reprimir uma revolução em andamento em Saint-Domingue (no que hoje é o Haiti) e proteger a renda do açúcar da França de sua colônia, Napoleão (agora primeiro cônsul) enviou o marido de Pauline ao Caribe para liderar 23.000 soldados franceses. Pauline e seu filho seguiram em 1802. Leclerc obteve vitórias iniciais contra os rebeldes, liderados por Toussaint L’ouverture.

No entanto, os sucessos de Leclerc duraram pouco. O recomeço dos combates coincidiu com um surto de febre amarela que começou a dizimar as tropas francesas. Em meio ao declínio do moral, Pauline proporcionava diversão social, com ela mesma no centro, organizando bailes e festas.

Ela também transformou a mansão da família em um hospital de campanha. Leclerc pediu à esposa que voltasse para a França, mas ela recusou. Leclerc escreveu a Napoleão que ela escolheu seguir a sorte de seu marido para “bem ou mal”.

Em novembro de 1802, Leclerc morreu de febre amarela e Pauline e seu filho voltaram para a França. Enquanto genuinamente enlutada pela morte do marido, Pauline logo assumiu ligações românticas. Sua vida amorosa sempre geraria fofocas, mas era frequentemente aproveitada e exagerada pelos inimigos monarquistas de Napoleão.

“Pauline era frequentemente apontada por simpatizantes dos Bourbon como uma ninfomaníaca que não se importava se seu parceiro ou parceiros eram homens ou mulheres, ou, quando no Haiti com Leclerc, se eram seus oficiais ou haitianos que se opunham ao exército francês. O objetivo sempre foi prejudicar, por extensão, a reputação de seu irmão”, explicou Flora Fraser, autora de Pauline Bonaparte: Venus of Empire.

Napoleão estava de olho no poder imperial e sabia que sua reputação deveria ser irrepreensível. A imagem de sua irmã estava intimamente ligada à dele, e assim, mais uma vez, ele procurou um novo marido para Pauline. O pretendente da vez era o riquíssimo e bem relacionado príncipe Camillo Borghese, cuja presença na família ajudaria Napoleão a fortalecer os laços com a Itália ocupada pelos franceses. Eles se casaram em junho de 1803.

Inicialmente, Pauline aprovou a boa aparência do príncipe de 28 anos, sem mencionar o título de princesa, uma anuidade generosa, propriedades e o uso das célebres joias Borghese. Mas Pauline logo se desiludiu e o casamento se deteriorou.

Pouco depois do casamento, Borghese contratou Antonio Canova, o maior escultor neoclássico da época, para retratar sua nova esposa. O artista queria um tema mitológico, sugerindo Diana, a deusa virgem romana da caça. Pauline optou por Vênus, a deusa romana do amor.

Intitulada “Venus Victrix” (Vênus Vitoriosa), a obra-prima resultante perdurou como a maior reivindicação de fama de Pauline. Ao se retratar como a deusa Vênus, a vaidade inata de Pauline não poderia ser mais evidente. Mas também mostrou sua “desconsideração pelas convenções e até mesmo um prazer em romper com as convenções”, segundo Fraser.

(Foto: Creative Commons)

A decisão de Pauline de posar nua era notória na época para uma mulher de sua posição, mas o virtuosismo técnico da escultura ganhou grande admiração quando foi concluída em 1808. Visto à noite à luz de tochas, como Canova recomendou, o mármore suavemente polido da figura parecia real. Hoje, a forma de Pauline continua a surpreender os visitantes da Galleria Borghese em Roma.

Em 1804, a saúde de Pauline começou a incomodá-la. O príncipe Borghese levou Pauline aos banhos de Pisa para se recuperar, mas não permitiu que ela trouxesse seu filho. Enquanto ela estava fora, a criança de seis anos contraiu febre e morreu. Pauline culpou o príncipe.

Com o casamento agora rompido, ela persuadiu Napoleão a permitir que ela voltasse para Paris, em vez de para Roma com o príncipe Borghese. Desprezando o marido, ela mais uma vez se refugiou em casos amorosos.

Sua saúde foi piorando ao longo dos anos. Ela sofria de dor abdominal crônica e viajava de spa em spa em busca de alívio ou cura. Muitas vezes ela insistia em ser carregada em uma maca para evitar andar.

Suas exigências tornaram-se cada vez mais caprichosas. Ela pediu a seus assistentes que agissem como escabelos ou colocassem suas capas no chão para que ela pudesse descansar.

Quando Napoleão foi forçado ao exílio em Santa Helena em 1815, Pauline voltou a Roma, onde pressionou as autoridades britânicas para libertar seu irmão. Cinco anos depois, quando surgiram relatos sobre o declínio de Napoleão, ela repetidamente pediu permissão para se juntar a ele e “estar lá quando ele der o último suspiro”. Ele morreu em 1821 enquanto ela ainda esperava uma resposta.

Sua própria saúde foi gradualmente prejudicada pelo que se acredita ser um câncer de estômago. Em 1825, 20 anos depois de se separar do marido, Pauline voltou a morar com ele no Palazzo Borghese e foi lá que ela morreu três meses depois.