21/03/2022 - 12:36
Três cosmonautas embarcaram na Estação Espacial Internacional na última sexta-feira (18) vestindo trajes amarelos e azuis. Alguns compararam a escolha das cores à bandeira da Ucrânia, mas a agência espacial russa negou e ridicularizou a interpretação.
- Ucrânia rejeita rendição de Mariupol exigida pela Rússia
- Quais as perspectivas para as negociações entre Rússia e Ucrânia?
- Dez milhões de ucranianos já fugiram de suas casas, diz ONU
“Às vezes, amarelo é apenas amarelo”, disse a assessoria de imprensa da Roscosmos em seu canal Telegram, relatou a Reuters. Os três cosmonautas, Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov, ancoraram sua espaçonave Soyuz MS-21 na estação espacial e se juntaram a sete tripulantes já a bordo na sexta-feira.
No sábado (19), a agência espacial russa divulgou um comunicado respondendo a perguntas sobre a escolha das cores da bandeira da Ucrânia.
“Não há necessidade de procurar sinais ou símbolos ocultos em nosso uniforme. Uma cor é simplesmente uma cor. Não está de forma alguma conectado à Ucrânia. Caso contrário, teríamos que reconhecer seus direitos ao sol amarelo no céu azul “, disse Artemyev, conforme relatado pelo The Guardian. “Hoje em dia, mesmo estando no espaço, estamos juntos com nosso presidente e nosso povo!”
O diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, teria dito que os cosmonautas não tinham simpatia pelos nacionalistas ucranianos, informou a Reuters. Mesmo assim, na sexta-feira, Artemyev explicou a escolha da cor com um raciocínio diferente, dizendo que a equipe escolheu o amarelo brilhante porque havia muito desse material armazenado, dizendo: “é por isso que tivemos que usar amarelo”, relatou o The Guardian.