Adolf Hitler – um dos maiores ditadores da história recente – ainda é homenageado na Alemanha. Depois que chegou ao poder em 1933, ele recebeu o título de cidadão honorário em cerca de 4 mil cidades alemãs.

Uma das primeiras foi Bad Honnef, no oeste do país. Só que agora estes estudantes querem mudar isso. Lançaram uma campanha para revogar o título e afastar a cidade do passado nazista.

Esse movimento não é novo. Começou logo após a morte do ditador, em 1945. Várias cidades revogaram o título de cidadão honorário concedido anos antes. Porém, muitas mantêm a homenagem até hoje.

Historiadores dizem que é difícil identificar quantas são essas cidades. E ainda fazem levantamentos para chegar a esse número.

Alguns defendem que a revogação do título de Hitler apagaria a história do país. Enquanto outros dizem que, na verdade, seria uma correção histórica de grande valor simbólico.

A Alemanha assiste novamente ao crescimento da ultradireita. Pela primeira vez desde a Segunda Guerra, um partido ultradireitista venceu eleições regionais no país.

Mas lá em Bad Honnef, os estudantes querem que a cidade assuma os erros do passado para combater a propagação da ideologia extremista de direita.