A espaçonave Hera, da ESA (Agência Espacial Europeia — em tradução) estreou seus instrumentos científicos na quarta-feira, 12, ao fotografar Deimos, a menor das duas luas de Marte, enquanto sobrevoava o “Planeta Vermelho”.

Segundo o site “Space”, a sonda faz parte da Missão de Defesa Planetária Hera, lançada em outubro de 2024 com o objetivo de coletar informações sobre os asteroides Dimorphos e Didymos, mas, antes de chegar nos astros, a espaçonave precisava “pegar uma carona” com o campo gravitacional de Marte.

+ A primavera começou em Marte; veja cinco fotos da maior estação do planeta

+ Marte pode ter tido um oceano e praias

De acordo com a ESA, Hera esteve a uma distância de apenas mil quilômetros de Deimos, o que possibilitou os testes com os instrumentos fotográficos equipados na sonda, como o gerador de imagens hiperespectral Hyperscout H e a AFC (Câmera de Enquadramento de Asteróides — em tradução).

“Os instrumentos já foram testados antes, na partida de Hera da Terra, mas é a primeira vez que os utilizamos em uma pequena lua distante, sobre a qual ainda não temos conhecimento”, comentou Michael Kueppers, cientista da ESA.

Em decorrência de um travamento de maré, o lado de Deimos capturado pela Hera raramente é visto. “Essa foi a primeira experiência emocionante de exploração da equipe, mas não será a última”, afirmou Ian Carnelli, gestor da missão.