Uma nova foto divulgada pela Nasa nesta semana circulou na internet levantando preocupações sobre o estado de saúde dos astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore – eles estão confinados há 153 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Os agentes da Nasa, que deveriam passar menos de duas semanas na ISS, não puderam retornar para a Terra na data prevista após a nave da Boeing Starliner apresentar problemas técnicos.

Na publicação, Sunita Williams parece visivelmente abatida e seu companheiro, Wilmore, aparenta estar mais magro – os astronautas são fotografados jantando um prato improvisado formado por pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes – ambos esboçam bom humor, mas transparecem o cansaço.

+ Entenda por que astronautas da Nasa em nave da Boeing ainda não retornaram para a Terra

Sunita Williams e Barry Wilmore jantando na Estação Espacial Internacional – (Foto: Reprodução/Nasa)

“O que você está vendo ali na foto é alguém que eu acho que está passando pelo estresse natural de viver em uma altitude muito alta, mesmo em uma cabine pressurizada, por longos períodos”, avaliou o médico Dr. Vinay Gupta, em entrevista ao Daily Mail.

Gupta completou a explicação dizendo que o emagrecimento dos profissionais se deve ao déficit calórico significativo já esperado em viagens espaciais – o corpo humano queima mais calorias fora de órbita do que em solo terrestre, isso acontece em razão das baixas temperaturas e as condições adversas de gravidade.

O médico também apontou que uma das maiores preocupações neste cenário é a atrofia muscular – a perda de massa muscular por fatores alimentares – que pode atingi-los. “Eles estão ingerindo alimentos muito calóricos, como você pode ver — frios e, você sabe, outras carnes, as proteínas, mas frios ricos em gordura — não é necessariamente uma dieta balanceada”.

Astronautas devem retornar em fevereiro de 2025

Sunita Williams e Barry Wilmore devem voltar para a Terra com a missão Crew-9, conduzida pela SpaceX, empresa de foguetes do magnata Elon Musk, em parceria com a Nasa, que chegou à ISS em 29 de setembro.

De acordo com a Nasa, Suni e Wilmore já se familiarizaram com a Dragon da SpaceX que os trará de volta para a Terra. Apesar disso, conforme a agência espacial americana, a dupla permanecerá na ISS até que a Expedição 72, que conta com a presença de Hague e Gorbunov, seja finalizada, em fevereiro de 2025.