10/06/2020 - 16:04
Uma pequena escultura de pássaro (a instância mais antiga da arte tridimensional do leste da Ásia já descoberta) foi descrita em um estudo de uma equipe internacional de pesquisadores publicado na revista “PLOS ONE”. Liderado por Zhanyang Li, da Universidade de Shandong (China), o grupo reuniu também cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), das universidades de Bordeaux (França) e Bergen (Noruega) e do Instituto de Ciência Weizmann (Israel).
Esculturas de marfim de animais e humanos europeus de 40 mil a 38 mil anos são os primeiros exemplos de representações tridimensionais feitas por humanos pré-históricos do mundo ao seu redor – embora, devido à falta de evidências, não esteja claro quando esse tipo de representação em 3D se tornou parte do repertório cultural de grupos pré-históricos em todo o mundo.
No estudo, Li e seus colegas descrevem a notável descoberta da estatueta de um pequeno pássaro em pé no sítio paleolítico de Lingjing, em Henan, China. O objeto lança mais luz sobre as primeiras artes tridimensionais da humanidade.
LEIA TAMBÉM: Itália devolve centenas de relíquias culturais à China
Durante a escavação inicial de Li em Lingjing, em 2005, ele encontrou 11 camadas estratificadas distintas, com idades entre 120 mil anos atrás e a Idade do Bronze (na Ásia Oriental, entre cerca de 3100 a.C. e 300 a.C.). Li notou que a maior parte da quinta camada havia sido removida durante uma operação de escavação em 1958. No entanto, a pilha de lixo da criação do poço ainda estava intacta e permaneceu nas proximidades.
Tema artístico
Depois de peneirarem o sedimento na pilha de lixo, os pesquisadores descobriram sílex preto idêntico ao que restava da camada 5 (e encontrado apenas ali) no local da escavação. Eles também descobriram vários artefatos, incluindo fragmentos de cerâmica, restos de animais queimados e a estatueta de pássaro, esculpida em osso e com a forma de um pássaro em um pedestal.
Usando datação por radiocarbono nos restos descobertos de animais queimados (incluindo um osso com marcas de goma antropogênicas também observadas na escultura do pássaro), os autores conseguiram estimar a idade da estatueta da ave e do material ósseo associado entre aproximadamente 13,4 mil e 13,2 mil anos. Com base em evidências de outros sítios do norte da China com idade semelhante, isso sugere que caçadores-coletores com tecnologias de ferramentas de pedra ocuparam Lingjing e criaram as esculturas de pássaros durante esse período.
As representações de pássaros são um tema da arte neolítica chinesa. O exemplo mais antigo é o de um canário de jade datado de aproximadamente 5 mil anos. Essa estatueta de ave com ossos do Paleolítico de Lingjing antecede instâncias conhecidas anteriormente nessa região por quase 8.500 anos e possui vários elementos tecnológicos e estilísticos que a distinguem das representações contemporâneas de criaturas semelhantes a aves da Europa Ocidental e da Sibéria (como o pedestal no qual a ave de Lingjing está empoleirada).
Tradição original
Embora sejam necessários mais exemplos de esculturas paleolíticas para confirmar essa possibilidade, a estatueta de pássaro de Lingjing sugere a presença de uma tradição artística de longa data específica para o leste da Ásia, com origens muito anteriores no Paleolítico.
“Essa descoberta identifica uma tradição artística original e retrocede em mais de 8.500 anos a representação de pássaros na arte chinesa”, afirmam os pesquisadores. “A estatueta difere tecnológica e estilisticamente de outras amostras encontradas na Europa Ocidental e na Sibéria, e pode ser a peça que faltava ligando a origem da estatuária chinesa ao período paleolítico.”