08/04/2025 - 15:03
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, estimou que o aquecimento global poderia elevar o nível do mar em 1,9 metro em 75 anos, o que traria problemas para cidades costeiras do mundo todo, incluindo áreas do Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). A pesquisa, publicada em 29 de janeiro, fez a estimativa com base em um cenário em que as emissões de carbono mantêm o nível atual.
De acordo com Benjamin Grandey, principal autor do estudo, a projeção mostra a necessidade de planejamento de infraestruturas que estejam preparadas para o cenário de elevação do nível do mar.
“Mais importante ainda, esses resultados enfatizam a importância da mitigação das mudanças climáticas através da redução de gases causadores do efeito estufa”, pontuou o pesquisador. As informações são do portal colombiano “El Tiempo”.
+ Partes de cidades costeiras afundam enquanto o nível do mar se eleva
+ Nasa identifica aumento inesperado do nível dos oceanos; entenda
Conforme os dados analisados pela projeção, várias cidades costeiras da América do Sul seriam afetadas pela elevação do nível do mar com base na avaliação de riscos da ferramenta Climate Central. Entre as áreas estão:
Barranquilla, na Colômbia — Por estar localizada na foz do Rio Magdalena, a cidade pode sofrer com inundações frequentes;
Maracaibo, na Venezuela — A proximidade da cidade com o Lago Maracaibo representa uma ameaça constante por causar erosões costeiras, além da elevação do nível da água;
Rio de Janeiro, no Brasil — O avanço do Oceano Atlântico pode fazer áreas litorâneas da capital fluminense desaparecerem;
Porto Alegre, no Brasil — A proximidade da capital gaúcha com corpos d’água gera risco de transbordamento e erosão nas áreas de margens;
Punta del Este. no Uruguai — O popular destino turístico corre o risco de perder suas praias com a elevação do nível do mar;
Entre Rios e Buenos Aires, na Argentina — Diversas áreas das duas províncias estão ameaçadas pelo crescimento dos rios e pela erosão costeira.
A análise do estudo demonstra a importância da implementação de medidas que possam conter as mudanças climáticas. Sem uma redução expressiva nas emissões de gases causadores do efeito estufa, as próximas gerações podem ser vítimas da inundação e presenciarem o desaparecimento de grandes centros urbanos.
Segundo Benjamin Horton, professor e diretor do Observatório da Terra de Singapura, a pesquisa é um “avanço significativo” na ciência da elevação dos oceanos. “Ao estimar a probabilidade dos cenários mais extremos, mostra os graves impactos do aumento do nível do mar nas comunidades costeiras, infraestrutura e ecossistema”, pondera o especialista.
A organização Earth ressalta que a redução dos gases do efeito estufa não é o suficiente para o cenário de elevação no nível do mar. Para a entidade, também é crucial que governos tomem medidas de adaptação como investimento em sistemas de proteção contra inundações, planejamento do crescimento urbano sustentável e fortalecimento das respostas a emergências climáticas.