01/11/2024 - 17:35
A Nasa revelou novas informações sobre o tsunami que gerou diversos eventos sísmicos ao redor do mundo, no ano passado. O fenômeno foi causado por um grande deslizamento de rochas em 2023, que atingiu o Fiorde Dickson, na Groenlândia, e fez as águas oscilarem a cada 90 segundos, alterando o curso normal do fiorde.
O satélite SWOT da agência foi o responsável por analisar e captar as informações – ele é fruto de uma missão conjunta da Nasa com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES). O equipamento espacial foi lançado em 2022 e após o deslizamento detectou que o nível da água ao norte foi quase 1,2 metro maior que o lado sul.
O estudo que exibiu os dados foi publicado na revista Science e foi realizado por uma equipe internacional de cientistas – por meio da análise de dados lançados pelo SWOT. No primeiro momento, os sinais sísmicos foram registrados, mas não identificados em estações espaciais ao redor do mundo. Os cientistas espaciais chegaram a suspeitar que os próprios aparelhos falharam na identificação, no fim ele foi classificado como “Objeto Sísmico Não Identificado”, ou USO na sigla em inglês.