10/01/2025 - 18:04
Uma nova pesquisa aponta que pessoas com problemas de saúde mental tendem a navegar por conteúdo negativo online com maior frequência, ação que piora drasticamente seus sintomas. As análises foram conduzidas pela observação dos hábitos na internet de mais de 1.000 voluntários, além de sua resposta imediata e as sensações afloradas no contato com os acontecimentos.
Com base na comprovação de que as matérias negativas tem um impacto direto no bem-estar mental, o grupo de pesquisadores desenvolveu uma ferramenta de plug-in chamada “Digital Diet”. A plataforma tem a intenção de fazer os usuários refletirem antes de absorverem as novas informações .
O programa foi separado em três setores: emoção – se as pessoas acham o conteúdo positivo ou negativo, em média; conhecimento – até que ponto as informações da página ajudam as pessoas a entenderem o tópico, e capacidade de ação – como os fatos são realmente úteis.
“Pessoas com pior saúde mental tendem a buscar conteúdo mais negativo e indutor de medo, o que por sua vez exacerba seus sintomas, criando um ciclo de feedback vicioso. Esperamos que esta ferramenta possa ajudá-los a ganhar maior autonomia sobre o que entra em suas mentes e quebrar ciclos negativos”, disse Christopher A. Kelly, um dos autores do artigo.