Uma pesquisa do National Research Center, do Egito, publicada na segunda-feira, 25, descobriu o potencial do capim-limão na ação de contenção da obesidade em ratos. A investigação partiu da adição do composto em uma dieta rica em carboidratos e gordura. A condição afeta mais de 10% da população adulta global e os auxílios farmacêuticos já existentes possuem efeitos colaterais que desencorajam os afetados, por isso há uma aumento na busca de produtos naturais para o tratamento.

A especiaria já é presente na alimentação de vários por conter ação antiinflamatória e antioxidante , já que ele conta com compostos bioativos – incluindo flavonoides e compostos fenólicos – que contribuem para sua potência farmacêutica. O novo estudo teve a intenção de observar sua ação ativa na redução de lipídios em modelos obesos.

Os testes envolveram 50 ratos albinos machos divididos em cinco grupos – um de controle, um grupo C. citratus, um grupo HCHFD + C. citratus e um grupo HCHFD + Orlistat – medicamento contra a obesidade amplamente conhecido e usado como controle positivo. Os pesquisadores mediram previamente vários índices ligados à glicose, insulina e lipídios para efeito de comparação posterior. As primeiras respostas indicaram que o extrato de C. citratus melhorou notavelmente os perfis lipídicos e reduziu os níveis de glicose no grupo HCHFD + C. citratus em comparação ao grupo HCHFD+Orlistat.

Os resultados sugerem que o capim-limão pode efetivamente amenizar alguns efeitos metabólicos ligados a uma dieta rica em gorduras apenas. O C. citratus também demonstrou ter menor resistência à insulina após o teste – as análises posteriores demonstraram que o extrato de C. citratus não é apenas eficaz no controle dos negativos, mas também seguro para uso terapêutico dos pacientes.

Pesquisas anteriores já tinham explorado o potencial anti-inflamatório e neuroprotetor da planta, mas o novo recorte com abordagens bioquímicas, histológicas e computacionais afirmou os efeitos hipolipidêmicos e controladores do C.citratus.

Os especialistas finalizam o artigo ressaltando o potencial do capim-limão como um agente antiobesidade natural, eficaz e seguro. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas e ensaios clínicos diretamente em humanos para estabelecer com certeza seu grau de ação, no resto dos animais.