03/01/2025 - 13:42
Pesquisadores da Universidade de Toronto revelaram que o conceito teórico de “tempo negativo” pode sair da ficção e se tornar realidade. O novo experimento quântico buscou mostrar que a luz sai de um material antes mesmo de entrar nele, o que refuta quase todos os entendimentos prévios que os cientistas tinham.
O “tempo negativo” se refere a como a luz pode fazer com que os átomos pareçam passar menos tempo em um estado de excitação atômica do que o esperado. Quando os elétrons retornam ao seu estado original, após se movimentarem, eles liberam a energia absorvida na forma de fótons emitidos novamente, o que cria um pequeno atraso de tempo na passagem da luz pelo meio.
+ Nasa alerta que dois grandes asteroides estão a caminho da Terra no início de 2025
+ Medicamento usado no tratamento de TDAH melhora habilidade de motoristas na direção
Embora os resultados sejam promissores, grande parte da comunidade científica ainda está cética em relação à análise, já que ela não foi publicada em um periódico revisado.
A natureza do tempo e a interação da luz com a matéria é uma área da física quântica investigada há anos e seus resultados são escassos. Por essa razão a comunidade tende a demorar mais tempo para acreditar nas novas pesquisas.
Se a observação for comprovada nos próximos meses, ela pode representar uma das maiores conquistas do meio científico, alterando completamente a forma como os humanos enxergam o passar do tempo e a emissão de luz.