22/10/2025 - 17:00
Trata-se do primeiro ataque desse tipo no Oceano Pacífico, próximo ao território da América do Sul. Ofensivas contra embarcações, supostamente de narcotraficantes, começaram em setembro por parte do governo americano.O Exército dos EUA atacou outra embarcação supostamente relacionada ao tráfico de drogas, desta vez na costa da Colômbia, no Oceano Pacífico, em uma expansão de suas operações para impedir o tráfico de drogas para o território americano, confirmou nesta quarta-feira (22/10) o secretário de Defesa, Pete Hegseth.
A ação em águas internacionais ocorreu nesta terça, segundo escreveu Hegseth na plataforma X: “Ontem, por ordem do presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada que se dedicava ao tráfico de drogas no Pacífico Oriental”.
O chefe do Pentágono informou que dois supostos “narcoterroristas” morreram na operação. Um vídeo divulgado pelo governo americano mostra quando a munição atinge a lancha, destruindo-a completamente.
Informações divulgadas pela mídia americana, a exemplo do jornal The New York Times e da rede CBS, situam o ataque na costa da Colômbia, justamente em um momento de tensão nas relações entre Bogotá e Washington.
No último final de semana, o presidente americano, Donald Trump, anunciou o fim da ajuda financeira à Colômbia por sua suposta inércia na luta contra o narcotráfico.
Em resposta, o presidente colombiano, Gustavo Petro, acusou Trump de ser “grosseiro e ignorante com a Colômbia”.
O secretário do recém-batizado Departamento de Guerra advertiu que “não haverá refúgio nem perdão, apenas justiça” para os cartéis de drogas que estão “travando uma guerra” contra os EUA.
gb (EFE, AFP)