Três garotos e um adulto encontraram o fóssil de um Tiranossauro Rex jovem enquanto realizavam uma caminhada na Hell Creek Formation, na Dakota do Norte, Estados Unidos, em 2022. O caso foi divulgado pelo Museu Ciência e Natureza de Denver, no Colorado, durante esta segunda-feira, 3.

Quando encontraram os ossos, os quatro não souberam o que fazer e o pai de dois dos três meninos decidiu enviar fotos a Tyler Lyson, um amigo que é curador de paleontologia do Museu de Denver. Posteriormente, após pesquisas na área, foi constatado que os restos pertenciam a um Tiranossauro Rex jovem com uma altura estimada em três metros e um peso de uma tonelada e meia. As informações são do New York Times.

+ Fósseis em perfeito estado de preguiça-gigante oferecem informações sobre bioma do Brasil pré-histórico

+ Ossos de mamute de 40 mil anos são encontrados em adega na Áustria

Em um vídeo divulgado pelo Museu de Denver, os irmãos Jessin e Liam Fisher, de 9 e 12 anos, e o primo deles, Kaiden Madsen, de 11, explicaram que faziam uma trilha quando acharam os ossos e não pensaram que se tratava de algo demais. “Eu não fazia a menor ideia”, declarou uma das crianças.

Inicialmente, Tyler Lyson acreditou que os ossos pertenciam a um dinossauro com “bico de pato”, mas posteriormente identificaram o Tiranossauro. Curiosamente, o animal se tratava do preferido das crianças. “Fiquei sem palavras”, relatou Kaiden quando tomou conhecimento do verdadeiro “dono” do fóssil.

O pesquisador Lyson também declarou que nunca esqueceria do momento em que descobriu as mandíbulas do animal e identificou os dentes do dinossauro. As escavações duraram 11 dias e foi preciso o uso de britadeiras, pás e picaretas para que os ossos fossem retirados e encaminhados ao museu.

Parte do fóssil encontrado possui cerca de 82 centímetros e integrava a tíbia do animal – osso da perna. O exemplar foi apelidado pelos pesquisadores de “Teen Rex” (“Adolescente Rex” – em tradução livre) e é considerado raro, já que poucos destes artefatos foram encontrados ao redor do mundo.

Ainda, os objetos representam o T. Rex mais completo já encontrado pelo Museu de Denver e estão em exibição. Conforme a organização, um documentário sobre o tema será divulgado ainda este mês.

Paleontólogos esperam retornar ao local das escavações dentro de um ano.