06/01/2022 - 13:11
Pessoas obcecadas com a vida dos ricos e famosos tendem a obter pontuações mais baixas em testes cognitivos, afirma um grupo de pesquisadores internacionais. Em artigo publicado na revista BMC Psychology, porém, os pesquisadores escrevem que, embora a adoração de celebridades pareça ter conexão com capacidades intelectuais mais escassas, ainda não está claro se esse fascínio é causa ou consequência dessas habilidades reduzidas.
“O interesse no tópico dos adoradores de celebridades se estende por quase duas décadas. A partir de vários estudos, durante esse período, a pesquisa apresentou uma tendência de fraca a moderada para aqueles que mostraram a maior admiração por sua celebridade favorita de ter habilidades cognitivas mais baixas, usando uma variedade de medidas cognitivas”, explicaram os autores do estudo Lynn E. McCutcheon (editor do North American Journal of Psychology), Ágnes Zsila (do Instituto de Psicologia da Universidade Católica Pázmány Péter, da Hungria) e Zsolt Demetrovics (da Universidade de Gibraltar e do Instituto de Psicologia da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria) em declaração conjunta ao site PsyPost. “No entanto, a maioria desses estudos não controlou uma multiplicidade de variáveis estranhas. O estudo atual controlou diversas variáveis possivelmente relevantes.”
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Obsessão maior, pontuação reduzida
Os pesquisadores recrutaram 1.763 adultos húngaros para uma pesquisa online, que incluía uma série de testes de inteligência elaborados para avaliar dois aspectos da cognição. O primeiro deles tinha como objetivo avaliar a “inteligência cristalizada” testando o vocabulário dos participantes. O outro era um teste de símbolo de dígito usado para medir a “inteligência fluida”. Além disso, os participantes responderam ao questionário Celebrity Attitude Scale, destinado a definir seu nível de obsessão por celebridades.
O primeiro subgrupo detectado, o de fãs de “entretenimento social”, abrangia as pessoas cujo interesse por estrelas se limitava a discutir a vida de celebridades com amigos. O nível seguinte, o de “intenso-pessoal”, incluía o pensamento compulsivo sobre as celebridades. Os integrantes do subgrupo mais extremo, o “limítrofe-patológico”, tendiam a concordar com afirmações como “e eu tivesse a sorte de conhecer minha celebridade favorita e ele/ela me pedisse para fazer algo ilegal como um favor, eu provavelmente o faria”.
Outro aspecto avaliado pelos pesquisadores foi o nível de riqueza material e autoestima de cada participante. Segundo os cientistas, níveis mais altos de obsessão por celebridades estavam associados a pontuações reduzidas para inteligência cristalizada e fluida. Essa tendência se manteve mesmo quando outros fatores demográficos foram levados em consideração.
No entanto, os modelos de regressão linear não conseguiram indicar que a adoração de celebridades realmente causou essa queda nas capacidades cognitivas. Como consequência, fica difícil discernir exatamente por que essa associação existe.
Monitoramento cuidadoso
Para os autores do estudo, a obsessão por celebridades poderia prejudicar as capacidades cognitivas devido ao intenso nível de foco e atenção necessários para manter esse “vínculo emocional unilateral”. Já pessoas com níveis mais altos de inteligência teriam probabilidade menor de devotar-se a celebridades graças a uma capacidade maior de reconhecer as “estratégias de marketing por trás de uma pessoa famosa”.
Pesquisas anteriores, a propósito, já haviam descoberto que a adoração de celebridades está associada ao uso viciante e problemático das mídias sociais.
Os pesquisadores consideram que são necessárias mais pesquisas para determinar se a obsessão por celebridades é a causa ou a consequência de uma inteligência inferior. “A adoração de celebridades pode ser considerada um fator contribuinte que pode alterar o desempenho cognitivo ao lado – e independente – de educação, idade e riqueza material, embora outros fatores possam ser indicadores mais fortes do desempenho cognitivo”, afirmam. “Embora nossa pesquisa não prove que desenvolver uma obsessão poderosa pela celebridade favorita faz com que uma pessoa tenha uma pontuação mais baixa em testes cognitivos, sugere que pode ser sábio monitorar cuidadosamente os sentimentos por uma celebridade favorita, tendo em mente que a maioria das celebridades são seres humanos que têm algumas falhas, assim como as pessoas comuns têm.”