09/09/2022 - 8:02
Nesta imagem obtida pela sonda Magellan da Nasa apelidada de “Crater Farm” (Fazenda da Cratera), é possível ver curiosas características de atividade vulcânica e crateras de impacto em Vênus.
- Como é estar em Vênus ou Plutão? Suas dunas dão algumas pistas
- Impactos rápidos e violentos podem ter moldado a história de Vênus
- Novas descobertas explicam por que a Terra é habitável e Vênus virou um deserto sem vida
Três crateras de impacto são exibidas nesta perspectiva tridimensional da superfície do planeta. O centro da imagem está localizado a aproximadamente 27 graus de latitude sul, 339 graus de longitude leste na porção noroeste de Lavinia Planitia.
“Lembro-me de quando pus meus olhos pela primeira vez em uma imagem de comunicado de imprensa no início da missão Magellan de uma área informalmente chamada de ‘Crater Farm’”, comentou David Grinspoon, curador de Astrobiologia no Museu de Natureza e Ciência de Denver (EUA). “Pude ver naquela imagem que havia algo realmente estranho sobre Vênus. Ainda parece muito estranho agora, mesmo que esta imagem seja do início dos anos 90. A imagem da Crater Farm mostra essas crateras de aparência muito primitiva, sobrepostas em um fundo vulcânico que não está envolvendo as bordas das crateras.”
Grinspoon prosseguiu: “Pelo menos nesta imagem havia toda essa atividade vulcânica luminosa que de alguma forma parou enquanto o planeta se cobria de crateras. Claro, essa não deveria ser a história de um planeta razoável; que o vulcanismo deve parar e as crateras devem continuar – isto é, a menos que esse planeta tenha uma história estranha. Lembro-me de olhar para aquela foto e pensar que há algo estranho acontecendo aqui e que tem implicações importantes para toda a história do planeta, seu clima, sua atmosfera, sua geologia. E ainda acho que isso é verdade. Vênus meio que se tornou o foco de grande parte da minha carreira – descobrir o que é estranho sobre Vênus como representado nessa foto.”