Uma filhote de orangotango-de-bornéu, espécie ameaçada de extinção, nasceu por cesariana durante o sábado, 13, no Busch Gardens Tampa Bay, um parque localizado na Flórida, Estados Unidos. A recém-nascida veio ao mundo pesando um quilo e meio de acordo com publicação da organização no Facebook.

O orangotango-de-bornéu é uma espécie de primata nativa da Ilha de Bornéu, administrada em parte pela Indonésia e outra pela Malásia, além da presença do microestado de Brunei. Os animais estão ameaçados de extinção e sofreram um declínio populacional de 55% nos últimos 60 anos, conforme a WWF (World Wide Fund for Nature).

+ Crânio de ‘monstro marinho’ de 150 milhões de anos quebra recorde no Guinness
+ Pássaro considerado extinto é achado após mais de um século

De acordo com o Busch Gardens Tampa Bay, o parto foi conduzido por uma equipe de médicos profissionais e zoológicos de várias organizações para que os melhores cuidados fossem garantidos à mãe, apelidada de “Luna”, e à filhote.

Após o procedimento, Luna foi encaminhada à Casa dos Orangotangos para se recuperar e conheceu a filhote na manhã do domingo, 14. “Assim que ambas estiverem estabilizadas, elas serão reunidas e monitoradas por nossa equipe de especialistas em cuidados animais e veterinários”, afirmou o Busch Gardens Tampa Bay.

Os orangotangos-de-bornéu estão listados pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como espécie criticamente ameaçada. A espécie foi incluída em tal categoria no ano de 2016 e, conforme a instituição, a tendência populacional ainda é de declínio.