29/11/2024 - 15:49
Um foguete suborbital lançado pela FAB (Força Aérea Brasileira) nesta sexta-feira, 29, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim (RN), enviou ao espaço mais de mil cartas escritas por estudantes do sistema público de ensino do Rio Grande do Norte com mensagens e sonhos para o futuro.
De acordo com a FAB, o foguete é 100% nacional, tem oito metros de altura e alcança a altura de 150 quilômetros em apenas três segundos.
O objetivo da corporação é testar as capacidades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno para ampliar os lançamentos do Programa Espacial Brasileiro no Rio Grande do Norte. As informações são do programa “RNTV”, da “Inter TV”, afiliada da “TV Globo”.
+ SpaceX tenta sexto lançamento de foguete da Starship, maior espaçonave do mundo, nesta terça-feira
+ Base de foguetes no Maranhão recoloca o Brasil no mercado de missões espaciais
O foguete foi lançado às 13h19 desta sexta-feira e cumpriu a trajetória prevista pelos técnicos e engenheiros da operação, com os sistemas de telemetria e resposta radar funcionando corretamente durante todo o voo, conforme a FAB. O equipamento ficou no espaço por dois minutos e 50 segundos.
De acordo com o Coronel Aviador Christiano Pereira Haag, o lançamento de foguetes suborbitais pode ser importante para movimentar a economia brasileira. “Com o aumento da nossa capacidade de realizar lançamentos, a gente está atendendo uma demanda mundial que tem a expansão desse mercado espacial”, pontuou.
O lançamento integra a Operação Potiguar, que terá a próxima fase realizada no segundo semestre de 2025, quando outro foguete do mesmo modelo partirá do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno para o teste de equipamentos do veículo.