18/10/2018 - 9:00
Dentro da Adventure Sports Fair, encontro dedicado ao esportes e turismo de aventura da América Latina, acontece o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), neste sábado, dia 20 de outubro, das 10h30 às 19h, no São Paulo Expo, na capital paulista.
O FITS é gratuito e tem como objetivo proporcionar um ambiente colaborativo para compartilhar experiências relacionadas à sustentabilidade na atividade turística, além de gerar inspiração, troca de referências e dicas. Esse encontro anual é promovido há 14 anos entre os setores público e privado, do mercado de turismo, de ambientalistas, estudiosos, e qualquer interessado no tema. “À diversa composição de palestrantes, soma-se a diversidade do público, entusiastas, empresários do setor, gestores, viajantes, produtores/vendedores de equipamentos, estudantes”, destaca Paula Arantes como um dos diferenciais do evento que ela coordena.
Para conhecer mais sobre Turismo Sustentável, assista à entrevista de Paula Arantes ao programa PLANETA Ao Vivo.
A programação do encontro inicia com falas de Mario Mantovani, Diretor da ONG SOS Mata Atlântica, e de Fernando Sousa, Diretor Institucional e Sustentabilidade do grupo Cataratas SA, ambas entidades que apoiam esta edição. Em seguida, Alexandre Garrido, da Sextante, apresenta o tema “Avanços na sustentabilidade no turismo – Cenário Internacional: o processo de certificação internacional relacionado à gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem e destinos”. Logo na sequência haverá uma roda de conversas sobre princípios do turismo sustentável e a estruturação de uma rede de articulação para estratégia nacional, moderada por Monica Barroso, da Associação Garupa.
Na parte da tarde, o assunto principal será a visitação em áreas protegidas, com perspectivas, desafios e oportunidades. Também serão abordados o turismo de base comunitária, oportunidades de negócios e parcerias nas Unidades de Conservação (Nacionais, Estaduais e Municipais), além de experiências internacionais inspiradoras sobre o uso público em áreas protegidas.