17/09/2021 - 18:15
O fotógrafo Shuchang Dong, com “O Anel de Ouro”, sua surpreendente imagem do eclipse solar anular, é o vencedor geral e conquistou o título da 13ª versão do Astronomy Photographer of the Year, concurso promovido pelo Observatório Real de Greenwich (Reino Unido). Além de garantir o prêmio máximo de £ 10.000 (cerca de R$ 72.500), sua imagem ocupa lugar de destaque na exposição de fotografias vencedoras, a ser inaugurada no Museu Marítimo Nacional em 18 de setembro de 2021.
A beleza da simplicidade e a excelência técnica da imagem de Dong encantaram os juízes. A fotografia retrata o eclipse solar anular ocorrido em 21 de junho de 2020 em uma poderosa composição atmosférica. O juiz da competição László Francsics disse: “Perfeição e simplicidade, que podem levar a uma imagem vencedora. O corte quadrado tem uma tensão com o anel místico, e o céu azulado enevoado é o complemento do anel amarelo. Uma verdadeira obra-prima”.
Rastro de estrelas no lockdown
Imagens vencedoras de outras categorias e prêmios especiais incluem a hipnotizante dança da aurora tirada da ponte de um navio pelo terceiro oficial Dmitrii Rybalka (Rússia), que estava de serviço naquela noite; Vênus erguendo-se no horizonte rochoso da Lua por Nicolas Lefaudeux (França); uma imagem comovente do rastro de estrelas tirada durante o lockdown do coronavírus por Deepal Ratnayaka (Reino Unido), que capturou a essência do ano de 2020, restritiva, mas esperançosa; e a excelente imagem do foguete SpaceX Falcon 9 passando pela Lua, de Paul Eckhardt (EUA).
Zhipu Wang (China), de 15 anos, leva para casa o primeiro prêmio na categoria Jovem Competidor por sua surpreendente composição do Sol, da Lua e dos planetas do Sistema Solar. A drª Sheila Kanani, jurada da competição, disse: “Como cientista planetária, aplaudo o trabalho que foi feito para criar esta foto. Eu realmente gosto da composição com a Lua no lado direito também!”
Excelência e inovação
Steve Marsh, editor de arte da BBC Sky at Night Magazine, outro jurado da competição, disse sobre o concurso deste ano: “A comunidade global incrivelmente talentosa de astrônomos mais uma vez nos mostrou do que eles são capazes. De imagens surpreendentes de nosso próprio Sistema Solar para novas visões de nossa galáxia e do universo mais amplo e reflexos pungentes de nosso lugar no cosmos. A competição de 2021 mais uma vez confirmou que os astrofotógrafos se esforçam por excelência e inovação durante um ano incrivelmente desafiador para o mundo”.
Sue Prichard, curadora sênior de artes nos Museus Reais de Greenwich e jurada da competição, disse: “Este foi meu primeiro ano como jurada do concurso e tive a honra de ser membro de um painel tão prestigioso. Fiquei surpreso com a arte dos fotógrafos, que capturaram momentos evocativos no tempo e no espaço de forma tão bela. Fiquei particularmente impressionada com os jovens participantes, que combinaram habilidade técnica e senso estético com grande efeito. Totalmente inspirador!”
Exposição das selecionadas
O Astronomy Photographer of the Year é realizado pelo Royal Observatory Greenwich em associação com a BBC Sky at Night Magazine. Agora em seu décimo terceiro ano, a competição recebeu mais de 4.500 inscrições de 75 países. O melhor dessas fotografias excepcionais – vencedoras, finalistas, altamente elogiadas e pré-selecionadas – está na exposição Astronomy Photographer of the Year 13 no Museu Marítimo Nacional, com abertura ao público a partir de 18 de setembro de 2021.
Os vencedores deste ano, as inscrições pré-selecionadas e uma seleção dos vencedores anteriores serão publicados pela Collins no livro oficial da competição. A obra estará disponível para pré-encomenda exclusivamente nas lojas dos Museus Reais de Greenwich e online e à venda em todas as livrarias a partir de 30 de setembro. Confira em https://shop.rmg.co.uk/.
Para ver todas as fotografias vencedoras e saber mais sobre a exposição, visite www.rmg.co.uk/astrophoto
Para informações sobre a próxima edição, acesse https://www.rmg.co.uk/whats-on/astronomy-photographer-year/competition.