24/07/2019 - 17:17
Em 2011, ao produzir imagens para um vídeo, o fotógrafo australiano Christian Spencer se deparou com um efeito de prisma incrível provocado pelo modo como a luz do sol incidia nas asas de beija-flores.
Mais tarde, em 2014, ele preparou uma série de fotos para capturar em detalhes esse efeito hipnotizante. “Queria tornar o invisível, visível. É o que deve ser o trabalho do artista”, disse Christian à PLANETA.
LEIA TAMBÉM: Fotógrafo faz imagens impactantes de animais selvagens
As fotos capturam o modo como a luz do sol atravessa as penas dos beija-flores e revelam um segredo da natureza que não conseguimos ver normalmente, dada a velocidade do bater das asas deste pássaro. As imagens não passaram por nenhuma forma de manipulação digital: são fotografias artísticas em estado bruto.
As fotografias foram feitas em Itatiaia, Rio de Janeiro, onde o artista vive. Ele contou que mora no Brasil desde 2001 e é casado com a também artista brasileira Tatiana Clauzet. “Vim para o Brasil conhecer a família da minha esposa e me apaixonei pela natureza do País”, disse.
Uma de suas fotos, intitulada “Winged Prism”, venceu o prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda no 44º Salão da Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende (RJ), em 2016.
Conheça o trabalho de Christian em seus perfis no Instagram.
Veja mais do trabalho de Spencer com os beija-flores:
1 – “Winged Prism”
2 – “Cloud Angel”
3 – “Wings of Light”
4 – “Vitral”
5 – “Rainbow Ballet”
6 – “Cosmic Angel”
Assista ao filme “A Dança do Tempo”: