Fotos inéditas de dois machos de baleia-azul disputando uma fêmea foram compartilhadas pelo Blue Whale Study no dia 29 de março e as imagens tiradas por uma câmera aérea na costa da Austrália estão disponíveis no Facebook. As informações são do IFL Science.

Quando baleias macho sentem que uma fêmea está no período fértil, eles passam a segui-la para acasalar. Entretanto, se outro espécime “entra na jogada”, os dois iniciam uma disputa se empurrando com os próprios corpos. Tudo acontece enquanto os animais estão nadando, em um evento que fica conhecido como “Grupo de Corrida”.

Apesar de eventos similares já terem sido registrados em outras espécies de baleia, a baleia-azul é mais rara e dificilmente se aproxima dos seres humanos. Com isso, o pesquisador Peter Gill, do Blue Whale Study, se torna um dos sortudos a presenciar o fenômeno. “As mudanças de ritmo e direção eram claramente tomadas pela fêmea, enquanto os machos faziam seu melhor para ficar perto dela, ocupando o espaço do outro”, descreveu.

O pesquisador afirmou, contudo, que é perigoso estar em uma embarcação no momento em que as baleias passam em tal disputa. “Há três animais gigantes engajados em uma luta entre eles. Ficam se empurrando e acertando o outro com a cauda”, explica Peter Gill.

De acordo com o cientista, é comum que outras espécies de baleia tenham grupos de corrida que chegam a sete ou oito machos, algumas vezes em conjuntos até maiores. Entretanto, por conta da caça e diminuição na população dos animais, nunca foram vistos mais de dois machos de baleia-azul perseguindo uma fêmea.