Nos cafés do bairro da Recoleta é fácil detectar a influência onipresente de psicanalistas como Jacques Lacan (o primeiro à esquerda), Melanie Klein, Sigmund Freud e Carl Gustav Jung.

 

Não é um mito argentino, é uma tradição. Não é fruto do imaginário coletivo, mas um costume cultural. Reservar espaço na agenda toda semana para ir à psicoterapia é tão natural e corriqueiro para os argentinos quanto tomar um chimarrão com amigos, principalmente entre os portenhos. E as sessões com esses profissionais – que muitos brasileiros consideram “segredos de confissão” – muitas vezes são comentadas abertamente com os colegas de trabalho, como se fosse uma conversa de futebol na mesa do bar.

“Se em outras latitudes fazer análise é como ir ao psiquiatra, como se estivesse gravemente doente da cabeça, na Argentina é o contrário. É uma condição para o desenvolvimento da subjetividade, do mundo interior de cada um, uma forma de se conhecer”, comenta Andrés Rascovsky, diretor da Associação de Psicanálise da Argentina.

 

“Durante as fases de censura e repressão, houve perseguição e morte de psicólogos, ataques a tudo o que estimulasse o pensamento crítico e o questionamento.” Modesto Alonso

 

Não é à toa que a sociedade argentina está tão familiarizada com o assunto. Desde 2005 o país ocupa o primeiro lugar entre 24 consultados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em número de psicólogos para habitantes, 106 para cada 100 mil, enquanto o segundo colocado, a Dinamarca, possui 85 por 100 mil habitantes. Naquele ano o Brasil figurou em oitavo lugar, com 31,8 profissionais da área, quase empatado com os Estados Unidos, com 31,1.

De 2005 para cá, a proporção só vem aumentando, sobretudo em Buenos Aires, chegando a 154 psicólogos ativos por 100 mil habitantes, segundo a pesquisa Psicólogos na Argentina: atualização quantitativa 2009, desenvolvida desde 1993 por Modesto Alonso, Paula Gago e Doménica Klinar.

 

Psicologuês

O vocabulário habitual dos portenhos reforça o grau de assimilação dos “psis”, designação carinhosa que engloba psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, à cultura da cidade. Muitas expressões incorporadas ao cotidiano comprovam essa influência, como “fui traído pelo meu inconsciente”, “ato falho” ou “isso é projeção sua”. É comum também escutar adjetivos como “reprimido”, usado no lugar do clássico “tímido”, e “castrador” para definir uma pessoa que impõe limites aos demais.

 

“Com a integração dos imigrantes floresceu a psicologia, dando lugar à subjetividade, ao conflito humano e ao intercâmbio de ideias.” Lucía Rossi

 

Outros termos técnicos foram até mesmo transformados em verbos, como “histeriquear” e “psicopatear”, que aludem à maneira como agiria uma pessoa histérica e manipuladora, respectivamente. “Os termos da psicologia, principalmente da psicanálise, são usados por gente de todas as idades e de todos os meios sociais, muitas vezes de forma incorreta, mantendo- se ao longo das décadas”, comenta Ana Sebastián, autora do livro-dicionário Lengua y poder: el argentino metropolitano em que reúne cerca de 300 páginas com vocábulos que diferenciam o espanhol falado na Argentina do dos demais países hispano-americanos. Se por um lado as pesquisas e a linguagem impregnada esclarecem um pouco a afinidade dos argentinos com o tête à tête psicoterapêutico, por outro, despertam uma curiosidade: como e por que, em pouco mais de meia década, a Argentina alcançou tamanha concentração per capita de “psis”? Para chegar ao fundo da questão, assim como nas sessões de análise, é preciso voltar à “infância” da psicoterapia, conhecer os pais da psicanálise – a principal vertente no país – e rever os problemas enfrentados durante a sua história social para, finalmente, entender sua influência na sociedade.

 

 

Essa história tem início em 1902, quando a psicologia começou a ser ensinada como matéria nas faculdades de filosofia e letras. Demorou 55 anos para a cátedra virar curso universitário. Assim como outras matérias propícias à reflexão e ao questionamento, a disciplina foi proibida por muitos anos durante os governos militares (1966-1972) e pela última ditadura vivida no país (1976-1983).

“Durante as fases de censura e repressão, houve perseguição e morte de psicólogos, ataques a tudo o que estimulasse o pensamento crítico e o questionamento”, descreve Alonso, que viveu esse momento em Buenos Aires, diferentemente de muitos profissionais da área que se exilaram, inclusive no Brasil. Com a volta da democracia, a busca pelo curso foi enorme e não para de crescer. A legislação acompanhou os novos tempos, outorgando finalmente ao psicólogo o direito de exercer a clínica a partir de 1985. Até então, esses profissionais estavam legalmente restritos à aplicação de testes, docência e pesquisa. Somente os médicos estavam autorizados a atender pacientes.

 

Migração intelectual

Segundo Lucía Rossi, psicóloga, vice-decana da Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires, professora e autora de livros sobre a história da psicologia, a concentração migratória em Buenos Aires das décadas de 1920 e 1940 está estreitamente relacionada com o forte desenvolvimento do setor no país. Durante as duas guerras mundiais chegaram à Argentina muitos imigrantes fugidos da perseguição religiosa e ideológica, da fome e do desemprego, gente culta e de boa formação intelectual.

Dois de cada três habitantes de Buenos Aires eram estrangeiros, principalmente italianos, espanhóis e, em menor medida, franceses. Nesse ambiente multicultural, multidiscursivo, de muito caos e diversidade, surgiram escolas, hospitais e universidades públicas gratuitas e abertas a todos. Mais adiante, os filhos de imigrantes passaram a participar da vida política do país.

“Com a integração social floresceu a psicologia, dando lugar à subjetividade, ao conflito humano, criando uma cultura propícia para falar dos problemas e para o intercâmbio de ideias”, diz Lucía. Na década de 1940 foi a vez da migração interna, quando 70% da população rural se mudou para as grandes cidades, principalmente para a capital do país, em busca de trabalho. O movimento intensificou o ambiente de integração cultural e potencializou o desenvolvimento da psicologia em Buenos Aires.

Todo esse panorama foi importante também para o desenvolvimento da psicanálise. Na verdade, a psicologia e a psicanálise são muito diferentes, embora sejam muitas vezes erroneamente tratadas como sinônimos. Na Argentina os psicólogos são formados no curso universitário de psicologia, enquanto os psicanalistas são médicos ou psicólogos especializados na corrente originalmente criada por Freud – que deu fama ao divã -, embora atualmente seja mais aplicada com enfoque lacaniano, a escola popularizada na França pelo psicanalista Jacques Lacan (1901-1981).

Pode-se dizer que nenhuma formação psicológica atual poderia deixar de lado a compreensão psicanalítica, mas é importante ressaltar que ela abrange diversas outras formas de estudar a mente e o comportamento humano. “Dentro da psicologia podemos falar de várias linhas, como a sistêmica, a gestáltica, a cognitiva, a comportamental ou a fenomenológica- existencial. E temos ainda, dentro da corrente psicanálitica, o estilo clássico freudiano, o lacaniano, o kleiniano, o junguiano e o pós-freudiano, entre outros. Acabam existindo tantas escolas quanto psicólogos”, esclarece, com humor, Alonso.

 

“A psicanálise não melhorou a sociedade e as multidões. Talvez tenha servido para enriquecer o vocabulário argentino e para aumentar a racionalização.” Marcos Aguinis

 

Partido psicanalítico A linha psicanalítica sempre foi a mais forte na Argentina e não parece ter seu reinado ameaçado. Em Buenos Aires existem nada menos do que 200 associações de psicanálise. Na opinião do psicólogo especializado em psicanálise Gabriel Rolón – nacionalmente conhecido pelos seus livros, programas na tevê e no rádio -, os argentinos tendem a resistir às novas técnicas “psi” que constantemente vêm surgindo, porque são fiéis a um perfil mais dramático. “Somos mais passionais e psicanalíticos. ‘Gosto porque gosto. Ela me trata mal, mas mesmo assim eu gosto dela'”, argumenta em tom de brincadeira.

 

Os charmosos cafés de Buenos Aires, como o Café Tortoni, oferecem ambiente propício para falar sobre a subjetividade e trocar ideias.

 

No caminho percorrido até chegar à América Latina e antes de se instaurar com tanto vigor em Buenos Aires, a psicanálise desembarcou primeiro em terras brasileiras, em 1927, com a criação da Sociedade Psicanalítica Brasileira, por Durval Marcondes. Mas aqui não encontrou um ambiente tão propício para se desenvolver como no país vizinho. A particularidade do movimento psicanalítico argentino é que emigrados da Europa nazista e da Espanha franquista, como Marie Langer e Ángel Garma, se encontraram com livrespensadores como Arnaldo Rascovsky e Enrique Pichon-Rivière, médicos que não faziam parte da academia. “A psicanálise se desenvolveu, então, independentemente das instituições médicas ou psiquiátricas. Na verdade, foi um movimento nacional que confrontou a cultura conservadora, religiosa, militar e também a medicina”, narra Andrés, filho de Rascovsky, um dos fundadores e primeiros presidentes da Associação Psicanálitica Argentina, grande difusor da psicanálise no país.

Fonte: Psicólogas na Argentina – atualização quantitativa 2009

Para Rolón, o fato de Buenos Aires ter sido construída e constituída por gente do interior e por imigrantes que tinham perdido quase tudo – casa, família, amigos, sua história e idioma – contribui para a ênfase psicanalítica. Afinal, a psicanálise é uma técnica que trabalha e dá importância ao que foi perdido. Enquanto várias técnicas privilegiam o que sai naturalmente de cada pessoa para ajudá-la a seguir em frente, a psicanálise quer que os analisados falem das coisas que não costumam dar certo. “Não procuramos fazer com que a pessoa se sinta melhor. Queremos que ela fale do que lhe causa sofrimento e angústia. Queremos ver por que dói o que cada um sente que dói, para poder descobrir problemas mais profundos”, comenta Rolón, que tem dois livros publicados no Brasil, Histórias de divã e Palavras cruzadas.

“Mas por que essa Argentina tão culta e psicanalisada não vive uma realidade melhor hoje?”, questiona Marcos Aguinis, neurologista e psicanalista que procura destrinchar o perfil do seu povo no livro O Atroz Encanto de Ser Argentino (publicado no Brasil pela Editora Bei). “Chegamos a uma conclusão que é frustrante: a psicanálise não melhorou a sociedade e as multidões. Talvez tenha servido para enriquecer o vocabulário argentino e para aumentar a racionalização. Mas também chega a ser um desperdício que tantos jovens se dediquem à carreira de psicologia, porque essa não é uma área produtiva como engenharia, por exemplo”, diz Aguinis.

“A psicanálise se desenvolveu independentemente das instituições médicas ou psiquiátricas. Foi um movimento nacional contra a cultura conservadora.” Andrés Rascovsky

Mas o sentimento e a vocação não seguem lógica nem estratégia. Trabalhar as emoções faz parte do instinto nacional. De acordo com a pesquisa Psicólogos na Argentina: atualização quantitativa 2009, para cada formando que encerrou a formação universitária, entraram 2,6 novos estudantes no primeiro ano de psicologia. Portanto, se depender das novas gerações, a área continuará em expansão e mantendo seu prestígio. O interesse pelo drama humano está enraizado na alma argentina.