CINEMA

 

Xingu!

A saga brasileira dos irmãos Villas-Bôas chega afinal às telas sob direção de Cao Hamburger

Levou quatro anos e meio para ser produzido, mas chegou aos cinemas na hora certa. A história do empenho dos três irmãos Villas-Bôas, em 1961, para a criação do hoje Parque Indígena do Xingu, ganha o circuito nacional em meio a controvérsias sobre hidrelétricas na Amazônia que ameaçam os povos indígenas. Filmado no cenário onde tudo realmente aconteceu, o filme de Cao Hamburger traz Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat nos papéis de Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Boas, os irmãos aventureiros que, na década de 1940, fingiram ser sertanejos analfabetos para poder embarcar na Expedição Roncador Xingu, encarregada do levantamento territorial do Brasil central. Acabaram se envolvendo com a causa indígena para o resto da vida e contribuindo para a preservação de 14 povos do Xingu. Hoje, o parque que eles criaram abriga 50 aldeias com 5 mil índios. O elenco do filme conta com não-atores de sete etnias e a memória xinguana para recuperar os detalhes da saga. A Suécia já deveria ter dado um Nobel da paz aos Villas-Bôas.

Em busca de índios arredios

João Miguel no papel de Cláudio Villas-Bôas

Paralelo 10

O documentário do cineasta Silvio Da-Rin acompanha o sertanista José Carlos Meirelles e o antropólogo Terri Aquino pelo Rio Envira, no Acre, quase no Peru. Na viagem, Meirelles procura índios madijás e ashaninkas para prepará-los para o contato com índios arredios (“brabos”) da região. O filme aborda a mística das tribos isoladas que fogem dos brancos.

DVD

DIVÓRCIO À ITALIANA

Talvez uma das maiores comédias do cinema. O filme de Pietro Germi narra a história do barão Fefè Cefalu (Marcello Mastroianni) que planeja matar a esposa, Rosalia (Daniela Rocca), para ficar com a prima Ângela (Stefania Sandrelli). Na Itália dos anos 60 o divórcio era proibido, só restando ao picareta Fefè arrumar um jeito para eliminar a mulher.

UMA VIDA DIFÍCIL

Silvio Magnozzi (Alberto Sordi) é um ex-membro da resistência na II Guerra e jornalista de esquerda que tenta manter os ideais nos anos 50. Acaba preso e abandonado pela esposa e pelo filho. Anos depois, renuncia aos princípios e reaparece como sujeito bem-sucedido, disposto a recuperá-los. O DVD traz extras e cinejornais da época.

 

LIVROS

 

FORMAS DO NADA

Paulo Henriques Britto

Companhia das Letras

O celebrado poeta, contista e tradutor Paulo Henriques Britto publica sua sexta antologia poética. A nova obra reúne 60 sonetos, tão rigorosos quanto surpreendentes, que nos fazem refletir sobre a vida, a existência e o seu fim.

 

As 10 questões essenciais da era digital

Douglas Rushkoff

Ed. Saraiva

Douglas Rushkoff mostra que há duas escolhas no cenário contemporâneo: programar ou ser programado pelas novas mídias. No livro, ele analisa como a internet transforma a sociedade, a cultura e a vida das empresas, e identifica as dez tendências mais relevantes da mídia digital. Em linguagem simplificada, explica como funciona o ambiente virtual e dá A dinastia Rothschild Herbert R. Lottman L&PM A história da dinastia judaico- alemã, sinônimo de poder na Europa. Lottman analisa a ascenção e as causas do sucesso da família. Um exemplo: os Rothschild souberam da derrota de Napoleão antes dos governos inglês e francês. dicas para os leitores se equilibrarem nessa era de muita conexão e interação social.

 

A CONSTRUÇÃO NACIONAL 1830-1889

José Murilo de Carvalho

Ed. Objetiva

José Murilo de Carvalho, Sidney Chalhoub, Leslie Bethell, João Antônio de Paulo e Alfredo Bosi analisam os bastidores da história imperial brasileira entre 1831 e 1889. A presidenta Dilma Roussef já leu e recomendou.

 

A DINASTIA ROTHSCHILD

Herbert R. Lottman

L&PM

A história da dinastia judaico- alemã, sinônimo de poder na Europa. Lottman analisa a ascenção e as causas do sucesso da família. Um exemplo: os Rothschild souberam da derrota de Napoleão antes dos governos inglês e francês.

 

A BRINCADEIRA FAVORITA

Leonard Cohen

Cosac Naify

O romance do poeta e compositor canadense narra a história de Lawrence Breavman em Montreal, no Canadá, e em Nova York. Há traços da história do próprio Cohen no livro. A obra mostra a tumultuada transformação interior do personagem.

 

CD

GAL COSTA

Recanto traz composições de Caetano Veloso, nove delas inéditas, com batida eletrônica. O álbum é ao mesmo tempo ousado e intimista. Em Miami Maculelê, por exemplo, Gal faz referência ao funk carioca. Na turnê do show ela chegou a arriscar uns passinhos da dança.

ESPERANZA SPALDING

Junjo, de 2006, é o primeiro álbum brasileiro da talentosa compositora e cantora americana. O disco varia entre canções de jazz moderno, como Humpty Dumpty, música brasileira contemporânea, como Loro, e música argentina, como Cantora de Yala.

EXPOSIÇÃO

 

PAISAGEM BRASILEIRA

Sob curadoria de Carlos Martins, Sergio Burgi e Julia Kovensky, a exposição Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles contém 280 obras, entre fotos, desenhos e gravuras do Brasil produzidas entre os anos 1820 e 1920. O objetivo é mostrar a representação da paisagem brasileira no decorrer do século 19.

Quando: até 17 de junho (de terça a sextafeira, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h).

Onde: MAB-FAAP (Rua Alagoas, 903. Higienópolis. São Paulo/ SP).

Quanto: grátis. Informações: (11) 3662-7198.

PALEONTOLOGIA

Com 2,7 mil vestígios e fósseis que viveram entre 500 milhões e 10 mil anos atrás, a Universidade Federal de São Carlos realiza a exposição PaleoExpo 2012. Além de instigar a curiosidade de crianças e adultos, a mostra busca conscientizar a valorização do patrimônio histórico e pré-histórico.

Quando: até 30 de maio (das 8h às 22h).

Onde: Biblioteca Comunitária UFSCar (Rodovia Washington Luís, km 235, SP- 310. São Carlos/ São Paulo).

Quanto: grátis.

Agendamento: (16) 3351-8275.

VIRADA SUSTENTÁVEL

A segunda edição da movimentada feira cultural de práticas de sustentabilidade de São Paulo, mostra 100 atrações: shows de música, exposições, intervenções urbanas, oficinas, teatro e cinema. Um destaque é o Pimp My Carroça, uma equipe que embeleza carroças. Enquanto o veículo é reformado, o carroceiro ganha lanche e cuidados médicos. No fim, ocorre a “carroceata”, o desfile das carroças turbinadas.

Quando: 2 e 3 de junho.

Onde: São Paulo.

 

PROGRAMA SCIELO

Pela segunda vez, o Programa SciELO Brasil conquista o primeiro lugar entre os 60 maiores portais abertos de informação científica do mundo, no Ranking Web of World Repositories (Webometrics). O portal, desenvolvido em 1997 pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, disponibiliza uma biblioteca de 240 publicações de qualidade de diferentes países. Em 2011 registrou média diária de 1,2 milhão de downloads e 36 milhões de artigos baixados por mês (gratuitos). WWW.SCIELO.COM.BR

EINSTEIN NA WEB

Manuscritos, artigos, cartas e trabalhos de Albert Einstein foram digitalizados e estão expostos gratuitamente no website que homenageia o cientista. Muitos dos documentos estão em alemão, mas no site há uma tradução para o inglês.

MAM E PINACOTECA NO GOOGLE

Que tal um passeio virtual pelo Museu de Arte Moderna e pela Pinacoteca de São Paulo?

MAM: HTTP://WWW.GOOGLEARTPROJECT.COM/ COLECTION/MUSEU-DEARTE-MODERNA-DE-SAOPAULO/

Pinacoteca: HTTP://WWW.GOOGLEARTPROJECT.COM/COLECTION/ PINACOTECA-DO-ESTADODE-SAO-PAULO/