Livros

Santuário da vida marinha

Atol das Rocas é retratado em edição de luxo

A 260 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte está a Reserva Biológica do Atol das Rocas, a primeira Unidade de Conservação Marinha do Brasil (1979) e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (2001). O livro Atol das Rocas 3051’S 33048’W apresenta-a por meio de fotografias deslumbrantes de Marta Granville e Zaira Matheus e textos de vários autores, como Maurizélia de Brito Silva, chefe da reserva biológica local, e Alice Grossman, especialista em tartarugas marinhas que mora em Fernando de Noronha desde 1998.

A obra traça um panorama histórico do atol desde o século 16, época em que muitos navios afundaram na região, até os dias de hoje. Aborda a questão pesqueira e a ambiental, mostrando sempre a grandiosidade da natureza em relação ao homem. Muitos tentaram fincar raízes na região, entre faroleiros e empresas privadas, mas nenhum conseguiu ficar muito tempo por lá.

Hoje, o Atol das Rocas é uma grande reserva ambiental e núcleo da biodiversidade. Por lá encontra-se uma imensa variedade de vida marinha, desde espécies de peixes a crustáceos, corais e tartarugas. O livro tem mais de 200 páginas com explicações geológicas da formação do atol, razões de ele ser um ambiente importante para a vida e belas fotos que proporcionam um mergulho de cabeça na extraordinária natureza do local.

ATOL DAS ROCAS 3º51’S

33º48’W

Bei Editora

A DÁDIVA DO CORVO

Jon Turk

Editora Bertrand Brasil

Em 2000, Jon Turk conheceu na aldeia de Vyvenka (Sibéria) a xamã Moolynaut, que pediu autorização ao mundo espiritual para curar uma fratura da qual o aventureiro nunca se recuperara. A expedição mudaria o olhar de Turk sobre o mundo.

MICRÔMEGAS: UMA HISTÓRIA FILOSÓFICA

Voltaire – Autêntica Editora

Inspirada em Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, essa obra do filósofo Voltaire trata do gigante Micrômegas, que mora no sistema da estrela Sirius e, ao se aventurar pelo universo, conhece um gigante de Saturno e minúsculos filósofos terrestres.

CIDADES SUSTENTÁVEIS, CIDADES INTELIGENTES

Carlos Leite – Bookman Editora

O primeiro livro do professor Carlos Leite, da FAU Mackenzie, apresenta o panorama da sustentabilidade urbana e debruça-se sobre questões-chave, como meio ambiente, moradia, mobilidade e segurança.

DIGNIDADE!

Mario Vargas Llosa e outros Editora LeYa

O livro celebra os 40 anos da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) com nove histórias sobre ela contadas por famosos autores contemporâ neos, como Mario Vargas Llosa, Eliane Brum e James A. Levine.

DVDS

Belo Monte – Anúncio de uma Guerra

Sob direção de André D’Elia, esse documentário questiona as razões e consequências socioeconômicas e ambientais de se construir uma mega-hidrelétrica de R$ 30 bilhões em plena Amazônia, condenada a funcionar precariamente quatro meses por ano em virtude da baixa vazão de água do Rio Xingu. A produção independente, disponível gratuitamente no site oficial (www.belomonteofilme.org), foi financiada por doações via internet e conta com depoimentos de índios, ativistas, jornalistas, políticos, afetados por outras barragens, entre muitos outros.

O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida

Em um local onde todas as plantas são artificiais, o menino Ted sai em busca de uma árvore de verdade para conquistar Audrey. Mas, para isso, ele precisa descobrir o que aconteceu com as plantas e a história de Lorax, o guardião da natureza. É uma animação divertida que destaca a importância do equilíbrio entre a natureza e o progresso.

Era uma Vez no Oeste

O clássico do diretor Sergio Leone (aqui em edição para colecionadores) concilia o tema imemorial da vingança com a chegada do progresso ao Oeste norteamericano na história de uma família destruída por uma gangue num conflito de terras e de um pistoleiro que caça Frank, o líder desse bando (Henry Fonda num raro papel de vilão).

CINEMA

Marighella

Ser comunista nos anos 1930 era aderir e dar a vida por uma causa. Carlos Marighella, retratado nesse documentário por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, foi um homem indignado com a desigualdade social. Ousado, criativo e com um dom para a escrita, ele foi militante comunista e um dos homens mais procurados durante a ditadura militar. Mas era também o tio que contava histórias até as crianças dormirem e que desaparecia pela manhã, deixando o café e a mesa preparados para a família. Com narração de Lázaro Ramos e depoimentos da mulher (Clara Charf), do filho (Carlos Augusto Marighella), de ex-colegas de militância, antropólogos e historiadores, o documentário mostra várias faces de Marighella de um modo carinhoso, dinâmico e poético.

CDS

Tulipa Ruiz

O canto límpido de Tulipa Ruiz vem chamando a atenção desde seu primeiro trabalho, Efêmera, de 2010. A sequência, Tudo Tanto, cumpre o que se espera de uma artista em ascensão: amplia os caminhos da cantora e compositora, num trabalho que já lhe confere um espaço próprio na MPB.

Coletivo Urbano

Prova da diversidade e originalidade dos jovens músicos brasileiros, a iniciativa dos produtores Thiago Rabello e Rafa Barreto reuniu artistas de várias regiões radicados em São Paulo, como Márcia Castro e Kiko Dinucci. O CD pode ser baixado de graça em MP3 no site www.coletivourbano.com

EXPOSIÇÕES

Pelicanos sujos de óleo, a foto vencedora do concurso, feita pelo espanhol Daniel Beltrá.

ARTE DE CAPTAR A NATUREZA

Depois da Rio+20, a capital fluminense recebe a exposição Veolia Fotógrafos da Natureza, em que estarão expostas mais de 70 fotos premiadas no concurso anual Veolia Water Wildlife Photographer of the Year, realizado em parceria com a revista BBC Wildlife. Durante o período da mostra, há também um concurso de fotografia direcionado ao público em geral. O vencedor ganhará uma câmera semiprofissional.

Quando: 3 a 30 de agosto (segunda a sexta-feira, 10h às 18h; sábados e domingos, 10h às 16h). Onde: Espaço Tom Jobim Jardim Botânico (R. Jardim Botânico, 1.008, Rio de Janeiro, RJ). Quanto: grátis. Informações: www.culturasub.com/veoliawaterfotografosdanatureza/

GEORGES MÉLIÈS

Pai dos efeitos especiais no cinema, o francês Georges Mèliés (1861- 1938) é o tema dessa exposição, que divide sua trajetória em seis seções. Há objetos, cartazes, desenhos, figurinos, fotografias, documentos originais do artista e a exibição de 11 de seus filmes. Sua obra mais conhecida, Viagem à Lua (1902), é projetada dentro de uma nave espacial.

Quando: até 16 de setembro (terças a sextas-feiras, 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, 11h às 20h). Quanto: R$ 4; estudantes pagam meia; entrada gratuita às terças-feiras. Onde: MIS (Av. Europa, 158, São Paulo, SP). Informações: fone (11) 2117-4777 ou melies.mis-sp.org.br

SITES

 

Unesp aberta

Depois de Harvard, MIT, Unicamp e USP, é a vez da Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizar o conteúdo de seus cursos livres pela internet. Quem fizer o cadastro no site terá acesso gratuito a imagens, textos, livros digitais, videoaulas e softwares educacionais.

www.unesp.br/unespaberta

 

 

Línguas em extinção

Esse novo projeto do Google tem como objetivo salvar as línguas que correm o risco de desaparecer. No site Endangered Languages é possível fazer o upload de textos, áudios e vídeos para ser salvos no local. Estima-se que metade delas desaparecerá até 2100. Site disponível em português.

www.endangeredlanguages.com

Ernesto Nazareth

O Instituto Moreira Salles lançou um site em homenagem aos 150 anos do nascimento de Ernesto Nazareth, comemorados em 2013. Na página, é possível encontrar músicas, partituras e gravações do compositor e pianista brasileiro, que contribuiu para a identidade da nossa música.

www.ernestonazareth150anos. com.br

 

Fotografias históricas

Nesse site se encontram milhares de fotografias dos arquivos da extinta revista Life, desde 1860. Divididas por categorias, como pessoas e esportes, ou por décadas, algumas das imagens não chegaram a ser publicadas.