12/03/2026 - 10:36
O pequeno Ziyu Ye, de 9 anos, quebrou o recorde mundial de menor tempo para finalizar completamente um cubo mágico 2x2x2. Com a marca de 0,39 segundos, o menino concluiu o desafio em menos de um segundo. O feito ocorreu no torneio Hefei Open 2025, em outubro do ano passado, na China, mas as imagens viralizaram nas redes sociais nesta semana.
+ Primeiro vídeo do YouTube entra para museu: entenda por que ‘Me at the Zoo’ é histórico
+ Cientista brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisa sobre Alzheimer
Confira
Ziyu Ye sets a new 2×2 Rubik’s Cube world record with an astonishing 0.39 seconds
— Science girl (@sciencegirl) February 6, 2026
O recorde foi avaliado e confirmado pela World Cube Association (WCA), grupo internacional responsável pelo reconhecimento e catalogação de feitos como esse. O jovem Ziyu Ye superou o polonês Teodor Zajder, que havia atingido, em 2023, a marca de 0,43 segundos.
Como identificaram o recorde
Ziyu Ye competia na categoria 2x2x2 de speedcubing, modalidade em que a execução acontece em frações de segundo. Devido à extrema rapidez da resolução, foi necessária uma análise detalhada. O desempenho do garoto foi revisado quadro a quadro, em câmera lenta, para assegurar a validação correta do tempo registrado.
Na quebra do recorde, ele utilizou um cubo do estilo GAN (contendo quatro quadrados por face), conhecido entre praticantes da modalidade pela estabilidade do mecanismo, magnetização ajustada e alto rendimento em competições. O resultado é fruto de anos de treinamento, reflexos extremamente rápidos e do uso de equipamentos de alta precisão.
Matemática ao cubo
Algumas universidades brasileiras já desenvolveram estudos sobre a contribuição do brinquedo para pesquisas matemáticas. A UnB (Universidade de Brasília) possui uma dissertação de mestrado que apresenta a história do cubo, incluindo manuais e explicações de como resolver o quebra-cabeça de forma acessível, além de discutir a matemática por trás dos movimentos.
A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) realizou uma pesquisa voltada para o método de camadas (layer method), utilizado para ensinar a resolver o cubo e desenvolver o raciocínio lógico. Já a Universidade Federal do Rio Grande também investigou formas de resolver o cubo utilizando conceitos matemáticos e propôs atividades para que alunos apliquem esses conceitos durante a resolução.
