O Serviço Nacional de Pesca Marinha (NMFS) emitiu um e-mail geral informando que a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) deveria interromper todas as atividades que envolvessem entidades ou profissionais estrangeiros, segundo dados do site WIRED.

A ordem não especifica por quanto tempo ou quais são os motivos da decisão. A mensagem foi emitida de forma interna e ressalta que todas as participações em comissões ou parcerias internacionais devem ser suspensas imediatamente.

A segunda parte do comunicado explica que todos os funcionários do NMFS e da NOAA que estejam com trabalhos em andamento envolvendo colaborações estrangeiras devem enviar todos os detalhes da operação para seus superiores – os documentos serão analisados e julgados pelos diretores.

A agência climática já tinha sido alvo da comunidade conservadora do país norte-americano em discussões anteriores, nas quais muitos pediam para que suas seções fossem desmanteladas ou privatizadas.

Ambas as instituições possuem papel fundamental no compartilhamento e obtenção de informações ambientais nacionais e globais. As motivações ou depoimentos mais profundos sobre a ação “emergencial” ainda não foram expostos publicamente.