As marcas Heineken e Natura firmaram em agosto uma parceria inédita para o Rock in Rio 2019, pela qual os copos de plástico descartados durante os sete dias do festival (entre 27 de setembro e 6 de outubro) serão transformados em embalagens da linha Natura Humor. Estima-se que aproximadamente 2,5 milhões de copos serão reciclados. A iniciativa serve de convite para que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade, além de estimular a economia circular.

O ciclo é iniciado com cooperativas locais, que já trabalham em parceria com o festival, e irão separar e dar um destino correto aos resíduos plásticos gerados durante o evento. Os materiais coletados serão encaminhados para a Braskem, empresa parceira do projeto e fornecedora de resina plástica para a fabricação de embalagens da Natura. Com o uso de materiais reciclados pós-consumo, a previsão é gerar, aproximadamente, 10 toneladas de resina, que darão origem a cerca de 670 mil tampas do Deo Spray Corporal Humor.

LEIA TAMBÉM: Economia circular: criando negócios sustentáveis

A iniciativa evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 para a atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor da Terra (cerca de 38 mil km).

Vida longa

“A Heineken é patrocinadora do Rock in Rio desde 2011 e, em consonância com o posicionamento do festival, no preocupamos em trazer ativações que reforcem a importância de reciclar os copos usados dentro da Cidade do Rock”, afirma Vanessa Brandão, diretora das marcas premium do Grupo Heineken no Brasil. “Em 2019, estamos dando um passo à frente e, de fato, mostrando aos consumidores que um objeto usado pode ser ressignificado e ter uma vida longa. O cuidado com o meio ambiente deve ser uma preocupação compartilhada e queremos ser provedores de hábitos positivos e sustentáveis para o planeta em que vivemos.”

Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura, lembra que sua empresa tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, um dos pilares de atuação da marca. “Desde 2007, somos uma empresa carbono neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, explica. “A parceria com a Heineken é mais um desdobramento do movimento ‘Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito’, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem na construção de um mundo melhor.”

O hotsite que explica melhor a ação está no ar desde 29 de agosto: http://www.heineken.com.br/orockserenova

Reciclagem passo a passo

– Resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas parceiras;

– Cooperativas separam os copos e formam fardos;

– Braskem compra, transporta e converte os copos em resina reciclada;

– Produtores de embalagem da Natura compram a resina reciclada da Braskem e produzem peças;

– Natura compra as peças produzidas com resina reciclada e transforma em produto Natura na fábrica de Cajamar, em São Paulo;

– Consultoras de Beleza Natura vendem produto com embalagem produzida a partir da resina reciclada, com menor impacto ambiental e gerando renda.

 

Sobre Gestão de Resíduos no Rock in Rio

O Rock in Rio é um dos poucos eventos do mundo certificado pela ISO 20121 em gestão de eventos sustentáveis. O festival conta com um plano de gestão de resíduos baseado nos três pilares da sustentabilidade: econômico, com reutilização de materiais; ambiental, com a valorização de 100% dos resíduos gerados no evento; e social, com a doação da sobra dos materiais para instituições sociais.

Para atingir a meta de valorizar e reciclar os seus resíduos, o Rock in Rio implementará, em conjunto com seus parceiros, uma série de medidas que vão desde a formação de todos os envolvidos na produção e separação dos resíduos do evento à sensibilização do público, peça fundamental para o sucesso da operação.