26/07/2021 - 2:56
O Ingenuity, o helicóptero que chegou a Marte no rover Mars Perseverance, já fez nove voos no Planeta Vermelho. Sua conquista histórica é a realização do primeiro voo de helicóptero motorizado em um corpo planetário diferente da Terra.
De acordo com Håvard F. Grip, piloto chefe do Ingenuity, e Ken Williford, cientista adjunto do Projeto Perseverance, o voo 9, que ocorreu em julho de 2021, foi diferente das viagens anteriores. Ele quebrou os recordes de duração de voo e velocidade de cruzeiro. Além disso, quase quadruplicou a distância voada entre os dois pontos de pouso.
- Cratera Jezero, Marte: o cenário a ser explorado
- Ivair Gontijo: um engenheiro mineiro na missão da Nasa a Marte
Mas o que realmente diferenciou o voo foi o terreno que o Ingenuity teve de superar durante seus 2 minutos e 46 segundos no ar. Essa área, chamada “Séítah”, seria difícil de percorrer com um veículo terrestre como o rover Perseverance. O voo 9 também foi explicitamente projetado para ter valor científico, fornecendo a primeira visão de perto dos principais alvos científicos que o rover não alcançará por um bom tempo.
Ajuda externa
Mas a equipe do Mars Perseverance não fez isso sozinha. Uma equipe de especialistas em helicópteros do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, ajudou a equipe do Ingenuity a garantir que o helicóptero tivesse a melhor chance de sucesso em voar na tênue atmosfera do Planeta Vermelho.
A imagem no alto foi capturada pelo rover Mars Perseverance usando sua câmera Left Mastcam-Z, composta por um par de câmeras localizadas no alto do mastro do rover, em 15 de junho de 2021 (Sol 114).