A briga pelo poder na capital do Egito feriu a fundo a cultura do país: um incêndio iniciado em 17 de dezembro na Praça Tahrir destruiu 192 mil livros,

192 mil livros destruídos.

A briga pelo poder na capital do Egito feriu a fundo a cultura do país: um incêndio iniciado em 17 de dezembro na Praça Tahrir, onde manifestantes e soldados se enfrentam há meses, destruiu 192 mil livros, coletâneas e ensaios de incalculável valor histórico no Institut d’Egypte, centro de estudos fundado por Napoleão Bonaparte, cujo prédio é vizinho da região conflagrada. Entre os documentos perdidos estão os 24 volumes da Description de l’Egypte, compêndio considerado a mais completa coleção de documentos da civilização, da biosfera, das obras arquitetônicas e do dia a dia dos egípcios. A destruição foi agravada quando os bombeiros jogaram água nos documentos para apagar o fogo.

Burca vetada no Canadá

O Canadá proibiu em dezembro que novos cidadãos vistam burcas, niqabs ou outros véus que cobrem o rosto, durante as cerimônias de naturalização. O ministro de Cidadania do país, Jason Kenny, declarou à rede de tevê estatal CBC que o uso desses trajes “é uma tradição cultural que reflete uma visão sobre a mulher que não aceitamos no Canadá”. A autoridade lembrou que quando as mulheres muçulmanas vão a Meca, em peregrinação anual, não precisam cobrir o rosto.

Vida longa com dieta

Pesquisadores da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, descobriram uma sequela curiosa das dietas. Elas levam o corpo a ativar a molécula Creb1 (ligada à regulação da memória e do aprendizado), que, por sua vez, aciona um grupo de enzimas relacionadas à longevidade, as sirtuínas. Giovambattista Pani, líder dos pesquisadores, declarou à Proceedings of the National Academy of Sciences que o desafio agora é achar um modo de ativar a Creb1 a fim de manter o cérebro jovem sem a necessidade de uma dieta rígida.

 

Aleijadinho no Peru

Numa visita a Cuzco, o pesquisador brasileiro Marcelo Coimbra se deparou com uma surpresa: uma escultura com as características estilísticas de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). A imagem de madeira pintada, de 20 centímetros de altura, está no altar-mor da Igreja da Companhia de Jesus, na antiga capital inca. Se sua origem for confirmada, será a primeira peça do mestre mineiro localizada fora do Brasil. Para Coimbra e Márcio Jardim, autores do Catálogo Geral da Obra de Aleijadinho, não há dúvida sobre a autoria. Os estilemas (marcas pessoais do artista) se assemelham aos da escultura de São Francisco de Paula, do Museu do Aleijadinho, em Ouro Preto. No laudo de atribuição, Jardim cita semelhanças como olhos oblíquos, nariz afilado, bigodes que nascem das narinas, barba ondulada e sobrancelhas arqueadas em linha contínua com o nariz. A obra teria sido feita entre 1755 e 1760, na mocidade do artista (a escultura de Ouro Preto, em pedra-sabão, foi feita 30 anos depois), e levada para o Peru por jesuítas após a ordem religiosa ser expulsa do Brasil, em 1759.

 

Invasão chinesa

A CCTV, estatal chinesa de televisão, está se expandindo pelo mundo. A empresa quer quintuplicar o número de funcionários no exterior até dezembro e decuplicá-lo até 2016. De início, uma programação em inglês produzida em Washington e Nairóbi pretende conquistar telespectadores nos Estados Unidos e na África. A ofensiva para espalhar a cultura chinesa inclui ainda a disseminação do Instituto Confúcio de ensino da língua (cerca de 300 fora do país), um jornal em inglês, canais de televisão em russo e árabe e uma estação comandada pela agência noticiosa oficial Xinhua para transmitir 24 horas em inglês.

Veneno superpotente

A formiga africana Crematogaster striatula tem uma arma e tanto contra cupins: um veneno que mata a distância. Expelida por uma glândula situada perto dos ferrões das formigas operárias, a substância tem três funções: paralisa e mata o cupim e atrai outras formigas do grupo para ajudar. O mesmo veneno é utilizado para afastar formigas rivais. Pesquisadores liderados por Angelique Vetillard, da Universidade de Toulouse (França) já classificaram as substâncias químicas presentes no veneno.

 

Enigma do Sudário

Depois de anos de tentativas, cientistas de uma agência de tecnologia do governo italiano conseguiram simular num tecido de linho equivalente ao do Sudário de Turim uma imagem semelhante à vista como a face de Jesus. O sucesso foi alcançado direcionandose para o tecido um laser ultravioleta de alta intensidade – uma tecnologia totalmente inacessível no passado, lembram os pesquisadores. O experimento dá fôlego a quem vê a relíquia como sobrenatural, mas os cientistas ainda buscam uma explicação mais factível.

A briga pelo poder na capital do Egito feriu a fundo a cultura do país: um incêndio iniciado em 17 de dezembro na Praça Tahrir destruiu 192 mil livros,

Vício cerebral

O vício é um distúrbio cerebral crônico, e não um problema comportamental relacionado ao álcool, às drogas, ao sexo ou ao jogo, concluiu a Sociedade Americana de Medicina do Vício (Asam, na sigla em inglês). A nova definição surgiu após um processo de quatro anos do qual participaram mais de 80 especialistas. Ela descreve o vício como uma doença primária, ou seja, não derivada de outras causas, tais como problemas psiquiátricos ou emocionais.

RNA corrigido

Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um modo de corrigir falhas no mRNA (ácido ribonucleico mensageiro, determinador da proteína a ser fabricada no organismo) com uma cadeia de RNA. A mutação no mRNA leva à produção da proteína errada e isso pode vir a ocasionar doenças graves. O estudo dá novas perspectivas para a elaboração de um tratamento contra fibrose cística, distrofia muscular e alguns tipos de câncer.

 

Austrália antitabagista A Austrália aprovou, em novembro, uma lei determinando a venda de cigarros, a partir de dezembro de 2012, em embalagens de tom verde-oliva – que, segundo uma pesquisa, atrai menos os fumantes. Os logotipos serão vetados, mas os fabricantes poderão publicar seu nome e a marca em letras pequenas nos pacotes. Textos e fotos de alerta contra os riscos do fumo à saúde ocuparão 75% da frente e 90% do verso dos maços. As empresas prometem contestar a lei na Justiça.

400 metros de largura tem o asteroide 2005 YU55, que passou a 319 mil quilômetros da Terra em novembro. Cientistas afirmam que se ele atingisse o solo formaria uma cratera com 6,5 quilômetros de largura e 520 metros de profundidade, além de provocar um sismo de 7,0 graus; no mar, causaria um tsunami com ondas de 21 metros.

6% é o percentual da população brasileira que vive nas 6.329 favelas do país, cerca de 11,4 milhões de pessoas, segundo o Censo do IBGE de 2010. No Censo de 2000, o percentual correspondia a 4% da população. Os Estados com mais favelados são, pela ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

49% foi a taxa de aumento na emissão mundial de carbono entre 1990 e 2010, segundo o Global Carbon Project. Só em 2010, 10 bilhões de toneladas de carbono foram lançadas, elevando a concentração de CO2 na atmosfera para 389,6 partes por milhão e ameaçando o objetivo de limitar o aquecimento global a apenas 2°C.

Vaivém cosmopolita

Seja bem-vindo!

Cada vez mais estrangeiros vêm para o Brasil, estimulados pelo desempenho da economia menos sujeita a abalos exteriores e pela perspectiva de dois eventos de importância mundial no horizonte – a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e a Olimpíada de 2016 -, que vão alavancar mais crescimento. Entre janeiro e junho de 2011, segundo o Ministério da Justiça, o número de estrangeiros regularizados no país (muitos já estavam aqui em situação irregular) chegou a 1,466 milhão, um aumento de 52,5% em relação ao total regularizado em 2010 (961 mil). A maioria dos novos imigrantes é formada por portugueses (328.826, cerca de 19% a mais do que em 2010), mas também se destacam bolivianos, chineses, paraguaios e até haitianos.

Boa viagem!

No Censo de 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) introduziu, pela primeira vez, questões que tentam quantificar o número de brasileiros que vivem no exterior. O número total obtido – 491.645 pessoas, em 193 países – foi muito criticado, pois, segundo o Ministério das Relações Exteriores, há entre 2 milhões e 3,7 milhões de brasileiros morando fora do país. O destino preferido dos recenseados pelo IBGE são os Estados Unidos (23,8%), seguidos por Portugal (13,4%), Espanha (9,4%), Japão (7,4%), Itália (7%) e Inglaterra (6,2%). Juntos, os seis países receberam 70% dos emigrantes brasileiros. Praticamente metade deles saiu da região Sudeste, sobretudo de São Paulo (106.099) e Minas Gerais (82.749), em busca de trabalho.

Mundo Pequeno

Fluxos de imigrantes para o Brasil em 2011*

Fluxos de emigrantes brasileiros para o exterior em 2010**

* De janeiro a junho **Projeção numérica a partir de dados percentuais do IBGE *** Apenas haitianos que pediram documentos em Tabatinga (AM ) até 11/11